sexta-feira, 12 de agosto de 2011

amg pesquisa HC799 - NOVAS MÍDIAS E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA O lugar das novas tecnologias de informação (TICs) nas teorias da democracia. Espaço público, novas mídias e a Internet. Comunicação política e internet. O uso da internet nas campanhas eleitorais e nos processos de deliberação política. O impacto das TICs sobre os sistemas políticos democráticos. Bibliografia



HC799 - NOVAS MÍDIAS E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
O lugar das novas tecnologias de informação (TICs) nas teorias da democracia.
Espaço público, novas mídias e a Internet. Comunicação política e internet. O uso da
internet nas campanhas eleitorais e nos processos de deliberação política. O impacto
das TICs sobre os sistemas políticos democráticos.
Bibliografia
ALDÉ, A.; BORGES, J. Internet, imprensa e as eleições de 2002: pautando notícias
em tempo real. Rio de Janeiro: Doxa/IUPERJ, 2002. Texto
disponível no site do Doxa/Iuperj.
ALPERIN, D. J.; SCHULTZ, D. E-Democracy: Legislative-Constituet Communications
in Minnesota and Wiscosin. Digitado, 2003. 41 p. Paper
prepared for delivery al the 2003 Annual Meeting of the American Political Science
Association, august 28 - august 31.
AZEVEDO, F. A. (2006). Mídia e democracia no Brasil: relações entre o sistema de
mídia e o sistema político. Opinião Pública, Campinas, v. 12, n.
1, p. 88-113, abr./mai. .
BIMBER, B. A.; DAVID, R. (2003). Campaingning on-line: the internet in U. S.
elections. Oxford: Oxford University Press.
BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, Michel. Crítica
metodológica, investigação social e enquete operária. 5a. ed. São
Paulo : Polis, 1987, p. 137-151.
BRAGA, Sérgio. ; CRUZ, Letícia Carina ; FRANÇA, Andressa Silvério Terra . Como os
políticos brasileiros estão usando a internet para se comunicar
e interagir com o eleitor? Um estudo sobre o uso da internet pelos candidatos às
eleições de outubro de 2006 na região Sul do Brasil.. Politica &
Sociedade, v. 6, p. 219-242, 2007.
BRAGA, Sérgio. . O papel das TICs na institucionalização das democracias; um
estudo sobre a informatização dos órgãos legislativos na América do
Sul com destaque para o Brasil [e-book].. Brasília: CEDI/Plenarium, 2007. v. 1. 102 p.
CAIRNCROSS, F. (1997). The death of distance: how the communicatios revolution
will change our lives. Boston: Harvard Businnes Scholl Press.
CÂNDIDO, C. A Construção da Ágora Virtual. Porto Alegre: Disponível em:
http://caosmose.net/candido/unisinos/af/agoravirtual.htm, 1997.
Monografia vencedora do Prêmio Florestan Fernandes Dez Dias na Grécia - "A
construção da democracia", categoria pós-graduação, promovido pela
Universidade de Brasília e União Nacional dos Estudantes.
CARDOSO, G.; CUNHA, C.; NASCIMENTO, S. (2003). O parlamento português na
construção de uma democracia digital. Sociologia: problemas e
práticas., Lisboa, v. 42, p. 113-140.
CASTELLS, M. (2000). The Information Age. Economy, Society, and Culture. Oxford:
Balckwell.
CASTELLS, M. (2003). A galáxia internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a
sociedade. Rio de Janeiro: Zahar. CHAHIN, A.; CUNHA, M. A.; KNIGHT, P. T.; PINTO, S. L. (2004). E-Gov.br; a próxima
revolução brasileira. Eficiência, qualidade e democracia: o
governo eletrônico no Brasil e no mundo. São Paulo: Prentice Hall.
COLEMAN, S. ET. AL. (2000). Parliament in the age of internet Oxford: Oxford
University Press.
CORNFIELD, M. (2004). Politics moves online: campaigning and the internet. EUA:
Century Foundation Press.
CÔTÉ, F. Parliamentary Institutions and Cyber-democracy. Canadian Parliamentary
Review, Québec, v. 23, p. 23-26, aut. 2004.
. Acesso em: jul. 2006. 
DADER, J. L. Ciberdemocracia y ciberparlamento. El uso de correo electrónico entre
los parlamentarios espanõles y ciudadanos comunes (1999-
2001). Telos, Madrid?, n. 55, 2003.
http://www.campusred.net/telos/articuloexperiencia.asp?idarticulo=1&rev=55. Acesso
em: abr.-jun..
DADER, J. L. La ciberdemocracia posible: reflexión prospectiva a partir de la
experiencia en España.? Cuadernos de información y comunicación
(CIC),v. 6, 2001. Acesso em: nov. 2007.
DAVIS, R. (1999). The Web of Politics: The Internet's Impact on the American Political
System. Oxford: Oxford University Press.
ECHEGARAY, F. (2003). Dimensões da Cibercultura no Brasil. Opinião Pública,
Campinas, v. IX, n. 2, p. 20-45, Out. .
EISENBERG, J. Internet, Democracia e República. Dados - Revista de Ciências
Sociais, Rio de Janeiro, v. 46, n. 3, p. 491-511, 2003. Disponível em:
www.scielo.br. Acesso em: 10 jan. 2004.
EISENBERG, J.; CEPIK, M. (ORGS). (2002). Internet e Política: teoria e prática da
democracia eletrônica. Belo Horizonte: UFMG.
FACHEUX, R. (2003). Winning Elections: Political Campaign Management, Strategy &
Tatics. New York: M. Evans and Company, Inc..
FERBER, P.; FOLTZ, F.; PUGLIESE, R. The Internet and Public Participation: State
Legislature Web Sites and the Many Definitions of Interactivity.
Bulletin of Science, Technology & Society, v. 25, n. 1, p. 86-93, Feb 2005. Disponível
em: Sage Publications. Acesso em: ago. 2006.
FREY, K.; PROCOPIUCK, M. Redes de políticas públicas e de governança e sua
análise a partir da websphere analysis. Caxambú: Anpocs, 2007.
Paper apresentado ao Seminário Temático 25, Políticas públicas métodos e análises,
do 31º Encontro Anual da Anpocs. Disponível em:
www.anpocs.org.br.
FRIDAY, J. (1999). Quem tem medo de uma sociedade on-line? Cadernos de Escola
do Legislativo, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 39-51, jul./dez. .
GOMES, W (2004). Transformações da política na era da comunicação de massa. São
Paulo, Paulus, 2004.
GOMES, W. (2007). Democracia digital: que democracia? Belo Horizonte :
Compolítica, 2007. Paper apresentado na II Compolítica, realizada em
Belo Horizonte de 05 a 07 de dezembro.
HABERMAS, Jürgen (1984).Mudança estrutural da esfera pública: investigações
quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro:
Tempo Brasileiro.
IRELAND, E.; NASH, P. T. (2001). Winning campaignes on-line: strategies for
candidates and causes. 2 ed. EUA: Science Writers Pr.
KERBAUY, M. T. M. (2005). As Câmaras Municipais brasileiras: perfil de carreira e
percepção sobre o processo decisório local. Opinião Pública,
Campinas, v. XI, n. 2, p. 337-365, out. . KRUEGER, B. S. (2006). A comparison of Conventional and Internet Political
Mobilization. American Politics Research, v. 34, n. 6, p. 759-776, nov. .
LOJKINE, J. (1995). A revolução informacional. São Paulo: Cortez.
MANIN, B., PRZEWRSKI, A.; STOKES, S. (2006). "Eleições e representação", Lua
Nova, vol.67, pp. 105-138.
MANIN, B. (1995). As metamorfoses do governo representativo. RBCS/Revista
Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n. 29, p. 5-34, out. .
MARQUES, F. P. J. (2007). Níveis de participação dos cidadãos na internet; um
exame dos web sites de senadores brasileiros e norte-americanos.
Curitiba: Disponível no site do XVI Compós. Acesso: julho de 2007, 2007. 26 p.
Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho "Comunicação e
Política", do XVI Encontro da Compós, na UTP, em Curitiba, PR.
MIGUEL, L. F. (2000). Um ponto cego nas teorias da democracia: os meios de
comunicação. BIB/Boletim Bibliográfico e Informativo de Ciências
Sociais, Rio de Janeiro, n. 49, p. 51-77, 1 sem. .
NORRIS, P. (2001). Digital Divide; Civic Engagement, Information Poverty, and the
Internet Worldwide. Cambridge: Cambridge University Press.
NORRIS, P. Deepning Democracy via E-Governance. Harvard : Harvard University,
2004. Draft paper disponível em: www.pippanorris.com.
PITKIN, H. F. (2006), "Representação: palavras, instituições e idéias", Lua Nova, vol.
67, pp. 15-47;
POLAT, R. K. The internet and Polítical Participation; exploring the explanatory links.
European Journal of Comunication, London, v. 20, n. 4, p. 2005,
2005. Disponível em: www.sagepublications.com. Acesso em: jan. 2007.
SILVA, S. P. (2005). Graus de participação democrática no uso da internet pelos
governos das capitais brasileiras. Opinião Pública, Campinas, v. XI,
n. 2, p. 450-468, out. .
SILVA, S. P. Participação política e internet: propondo uma análise teóricometodológica a partir de quatro conglomerados de fatores." Curitiba:
UFBA, 2006. Trabalho apresentado no GT Internet e Política do I Congresso Anual da
Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e
Política. Salvador-BA. .
SORJ, B. Internet, Espacio Publico y Marketing Político: Entre la promoción de la
comunicación y el solipsismo moralista. Espanha: BIB/Boletim
Bibliográfico e Informativo de Ciências Sociais, 2006. 21 p. Centro Edelstein de
Investigaciones Sociales, Working Paper 2, Marzo de 2006.
Disponível em http//www.centroedesltein.org/espanol (acesso em 13/04/2006).
TRIPPI, J. (2004). The revolution will not be televised: democracy, the internet, and the
overthrow of everything. New York: Regan Books.
URBINATI, N. (2006). "O que torna a representação democrática?", Lua Nova, vol.67,
pp. 191-228;

Nenhum comentário:

Itens compartilhados de Antonio Marcos

Plaxo Badge Navegandis...

X