terça-feira, 19 de junho de 2012

http://www.google.com/mobile/blogger/ http://www.brasilglobalnet.gov.br/informacoesespecificas/P/links.aspx

https://www.amgasparin.wordpress.com
http://www.google.com/mobile/blogger/

http://www.brasilglobalnet.gov.br/informacoesespecificas/P/links.aspx



Detalhes:



Objetivos: Capacitar funcionários de instituições parceiras do MDIC no Programa Desenvolvimento do Comércio Exterior e da Cultura Exportadora, para que possam difundir a cultura exportadora e orientar as empresas de sua região que desejam exportar.
Para realizar um treinamento para Agentes de Comércio Exterior em sua cidade ou região são necessários:
1) No mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) candidatos que trabalhem em instituições que tenham interesse em estimular as exportações e que atuem junto às empresas de pequeno porte, por exemplo, Federações Estaduais de Indústria, SEBRAE, Associações de classe de setores com potencial exportador, Cooperativas; Banco do Nordeste, CAIXA, CORREIOS, Prefeituras Municipais e outras similares. É necessário que os candidatos estejam familiarizados com o uso da Internet para realizar os trabalhos que são ministrados durante o treinamento.
2) A infra-estrutura para realização do treinamento, que deverá ser disponibilizada pelos parceiros locais consiste em:
  • “Sala com cadeiras móveis” e capacidade para 30 (trinta) alunos. (Obs.: auditórios não são adequados para estes treinamentos);
  • Flip chart com bloco e respectivas canetas
  • Quadro branco com respectivas canetas
  • Computador conectado à Internet com projetor (durante todo o período do Curso), software Power-point e navegador de internet, entrada de USB e leitora de CD-ROM (durante todo o período do Curso).
  • Um computador para cada dois alunos no segundo dia do curso (no período da tarde) e durante o terceiro dia do treinamento (no período da manhã). Para exemplificar, se forem 30 alunos serão necessários 15 computadores, localizados em ambiente próximo à “sala com cadeiras móveis”.
  • Disponibilizar durante o período do Treinamento um funcionário para apoio administrativo no local do treinamento.
  • Deverá ser oferecido lanche para aos alunos nos intervalos da manhã e da tarde.
  • Apoio logístico para deslocamento dos instrutores, quando o treinamento for ser realizado em cidades do interior do estado (locais sem acesso por via aérea regular).

3) Informações adicionais:
Carga-horária – 24 horas-aula, ministradas em 3 dias úteis, das 8:00 às 18:00.
O MDIC/SECEX disponibilizará os dois formadores (instrutores) encarregados de ministrar o treinamento e, também, enviará o material didático a ser utilizado.
O treinamento deverá ser gratuito para os participantes.
Não são emitidos certificados pela Coordenação do Projeto. Entretanto, se o parceiro local desejar poderá emitir os certificados para os participantes. Neste caso, para ter direito ao certificado é necessário que o participante obtenha uma frequência de no mínimo 75%.
O agendamento é realizado procurando conciliar a disponibilidade dos formadores (instrutores) do MDIC/SECEX; a programação estabelecida em função da demanda recebida anteriormente pela instituição e as necessidades dos parceiros locais no que se refere à disponibilidade da infraestrutura para o treinamento e à mobilização do público-alvo.
Após a realização do treinamento as fichas de avaliação dos instrutores, do treinamento e as lista de frequência deverão ser enviadas para a Coordenação do projeto;
Os agentes são voluntários e seu trabalho consiste em orientar o empresário de pequeno porte sobre como exportar e difundir a cultura exportadora em suas regiões de origem
Conteúdo Programático do Treinamento:
  • Panorama do Comércio Exterior
  • Cultura Exportadora
  • Plano de Internacionalização
  • Planejamento da Exportação
  • Variáveis de controle da empresa (Produto, Promoção, Praça, Preço);
    Ações e ferramentas de apoio ao exportador;
    Acordos Comerciais;
    Regras de Origem;
    Defesa Comercial;
    Financiamento e Seguro;
    Incentivos Fiscais;
    Regimes Aduaneiros;
    Formação de preço.
    Procedimentos Operacionais na Exportação
  • Órgãos Gestores e Anuentes;
  • Sistema Integrado de Comércio Exterior;
  • Fase do processo de exportação;
  • Operações Simplificadas.

Caso tenha interesse em viabilizar a realização de um “Treinamento para Agentes de Comércio Exterior” em sua cidade e possibilidade de atender aos pré-requisitos, entre em contato com a Coordenação do Projeto Redeagentes, por intermédio do e-mail agentes@mdic.gov.bre informe os seguintes dados: Município; Estado; Instituição; perfil do público, quantidade prevista de participantes; nome, telefone e e-mail do interlocutor no local. A equipe de coordenação do projeto entrará em contato para programar a realização do treinamento.
Maiores informações sobre os treinamentos da Redeagentes e respectivos pré-requisitos poderão ser obtidas na seção de questões freqüentes (FAQs) deste site.



América do Sul e integração regional


UNASUL

A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é formada pelos doze países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008. Dez países já depositaram seus instrumentos de ratificação (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), completando o número mínimo de ratificações necessárias para a entrada em vigor do Tratado no dia 11 de março de 2011

CALC

Desde meados do século XX, a integração regional consolida-se como importante fenômeno internacional. O estreitamento dos laços políticos e econômicos entre povos que compartilham herança histórica e vizinhança geográfica permite enfrentar melhor os desafios do mundo globalizado.

CELAC

A Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos – CELAC foi criada na “Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe”, realizada na Riviera Maya (México), em fevereiro de 2010, em histórica decisão dos Chefes de Estado e de Governo da região. A Cúpula da Unidade compreendeu a II Cúpula da América Latina e o Caribe sobre Integração e Desenvolvimento – CALC e a XXI Cúpula do Grupo do Rio.

MERCOSUL

A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai assinaram, em 26 de março de 1991, o Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O objetivo primordial do Tratado de Assunção é a integração dos quatro Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Em dezembro de 1994, foi aprovado o Protocolo de Ouro Preto, que estabelece a estrutura institucional do MERCOSUL e o dota de personalidade jurídica internacional.

ALADI

A ALADI é o maior mecanismo latino-americano de integração, composto por 12 países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esse conjunto de países totaliza 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 500 milhões de habitantes. Atualmente, a ALADI passa por um processo de expansão para a América Central, com a Adesão de Nicarágua e Panamá.




Cinco ferramentas para proteger a privacidade do jornalista | IJNet

Cinco ferramentas para proteger a privacidade do jornalista | IJNet

Itens compartilhados de Antonio Marcos

Plaxo Badge Navegandis...

X