sábado, 25 de dezembro de 2010

PM A ARAUCÁRIA ADM 13.12 A 21.01 INSCRS r$ 80,00 ATE 21.01 PGTO

CONHECIMENTOS GERAIS – PARA TODOS OS CARGOS


PORTUGUÊS - 1. Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens deserviço, instruções, cartas e ofícios). 2. Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação,concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO - As questões sobre RACIOCÍNIO LÓGICO visam, essencialmente, a avaliar a capacidade decompreender o processo lógico que permite validar a obtenção de conclusões determinadas, a partir de um conjuntode hipóteses. Podem envolver: raciocínio matemático, raciocínio seqüencial, raciocínio verbal, formação de conceitose orientação espacial.

INFORMAÇÕES ATUAIS - sobre cultura, política e economia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ADMINISTRADOR

Programa –
01. Dinâmica das organizações: 1.1 A Organização como um sistema social; 1.2 Cultura organizacional;1.3 Motivação e liderança; 1.4 Comunicação; 1.5 Processo decisório; 1.6 Descentralização; 1.7 Delegação;
02.Processo Grupal nas Organizações: 2.1 Comunicação interpessoal e intergrupal; 2.2 Trabalho em equipe; 2.3Relação chefe/subordinado;
03. Reengenharia Organizacional: 3.1 Análise de processos de trabalho; 3.2 Eliminaçãode desperdícios; 3.3 Ênfase no cliente; 3.4 Preocupação com a qualidade;
04. Qualidade e Produtividade nasOrganizações: 4.1 Princípio de Deming; 4.2 Relação cliente/fornecedor; 4.3 Principais ferramentas da qualidade;
05.Administração de Pessoa e Recursos Humanos: 5.1 Recrutamento e seleção de pessoal; 5.2 Cargos e salários; 5.3Administração do desempenho; 5.4 Treinamento e desenvolvimento;
06. Planejamento Organizacional: 6.1Planejamento estratégico, tático e operacional;
07. Impacto do ambiente nas Organizações – visão sistêmica: 7.1Turbulência; 7.2 Adaptação; 7.3 flexibilidade organizacional;
08. Noções de estatística descritiva;
09. Orçamento: 9.1Conceitos; 9.2 Finalidade; 9.3 Elaboração de orçamento; 9.4 Orçamento de custeio; 9.5 Orçamento de investimento;

10. Administração Financeira: 10.1 Conceito; 10.2 Objetivos; 10.3 Função financeira nas organizações; 10.4 Fluxo decaixa; 10.5 Liquidez x rentabilidade;
11. Contabilidade Geral: 11.1 Conceito; 11.2 Usuários da contabilidade; 11.3Patrimônio; 11.4 Conceitos de ativos; 11.5 Passivos; 11.6 Receitas; 11.7 Despesas e resultado; 11.8 Leitura práticadas principais demonstrações contábeis;
12. Organização e métodos: 12.1 Gestão de documentos; 12.2Administração de processos;
13. Conhecimentos de processos de ISO 9000 – Sistemas de qualidade;
14. Políticas,Planejamento e Administração em Saúde: 14.1 Fundamentos de Administração da Saúde; 15. ComportamentoOrganizacional em Instituições de Saúde;
16. Ética em Saúde;
17. Administração Hospitalar;
18. Gestão Ambiental;
19. Gestão da Documentação do Paciente;
20. Instalações de Serviços de Saúde;
21. Planejamento em Saúde;
22.Planos de Assistências a Saúde;
23. Ciências Sociais em Saúde; 2
4. Epidemiologia e Estatística Vital;
25.Organização e Sistemas de Saúde;
26. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO ESANITÁRIO:
Princípios fundamentais da República Federativa do Brasil. Direitos e garantias fundamentais (artigo 5°,
“caput” e incisos I, II, X, XI, XII, XIII, XXXIII, XXXIV, XXXV, LV, LVI, LX e LXXVIII da Constituição Federal).
Administração Pública (artigos 37 a 41 da Constituição Federal). Orçamentos (artigos 165 a 169 da ConstituiçãoFederal).
Lei Municipal n° 1.703/2006 (Regime jurídico dos servidores públicos do Município de Araucária).
Administração Pública direta e indireta.
Princípios da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade,publicidade, eficiência.
Poderes da administração: de polícia, hierárquico, regulamentar e disciplinar.
Licitações econtratos administrativos: princípios; modalidades e tipos de licitação; distinções entre dispensa e inexigibilidade;cláusulas exorbitantes.
Saúde: artigos 196 a 200 da Constituição Federal.
Lei Federal n° 8.080/90.
Lei Federal n°

8.142/90. INFORMÁTICA - 1. Noções de Informática. 2. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando oWindows Explorer. 3. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer) e comunicação (Microsoft Outlook Express). 4. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows. 5. Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word). 6. Recursos de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas (Microsoft Excel). 7. Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos efuncionamento de computadores pessoais.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – CONTADOR

Contabilidade Geral: Princípios fundamentais de Contabilidade; Sistematização e contabilização das operaçõescomerciais; Sistematização e contabilização das operações financeiras; Critérios de Avaliação de Ativos e Passivos;Depreciação, amortização e exaustão; Provisões; Reservas; Reavaliação; Demonstrações Contábeis obrigatórias –Lei 6404/76 e alterações; Método do custo de aquisição; Método da Equivalência Patrimonial; DemonstraçõesContábeis adicionais para investidores; Pronunciamentos Contábeis – CPC; Normas Brasileiras de Contabilidade –NBC-Técnicas; Publicações das demonstrações Contábeis; Demonstrações financeiras consolidadas;Análise Econômico-Financeira: Elementos fundamentais para análise das demonstrações financeiras. Objetivo deanálise de balanço; Técnicas de análise de balanço. Padronização das demonstrações. Avaliação do desempenhoempresarial. Mecânica e analise dos índices financeiros. Análise através de índices. Descrição detalhada dosíndices. Índice padrão. Análise horizontal/vertical. Tópicos especiais de análise de balanço. Índices de prazosmédios: a dinâmica da empresa. Análise do capital de giro; Alavancagem financeira e as diversas taxas de retorno.Análise da gestão do lucro; Integração das técnicas de análise. Capital: investimento operacional em giro e capital de
giro. Gestão dos investimentos no giro dos negócios;Contabilidade De Custos: Terminologia contábil e de custos. Princípios de avaliação de estoques. Classificação enomenclatura de custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Custeio por absorção. Custeio Baseado emAtividades. Custos para controle e gestão de negócios e decisão. Orçamento empresarial. Implantação de sistemasde custos.
Contabilidade Pública: Registros contábeis de operações típicas em unidades orçamentárias ou administrativas(sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Inventário: material permanente e de consumo.
Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei n.º 4.320/1964. Auditoria no setor público:

princípios, normas técnicas, procedimentos, avaliação de controles internos, papéis de trabalho, relatórios e

pareceres. Orçamento público. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Métodos,

técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis. Receita pública: categorias, fontes,

estágios; dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios. Suprimento de fundos. Restos a pagar. Despesas de

exercícios anteriores. Licitação pública: modalidades, dispensa e inexigibilidade. Pregão. Contratos e compras.

Convênios e termos similares. Lei de responsabilidade Fiscal. Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes

Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.

Matemática financeira: Regra de três simples e composta, percentagens. Juros simples e compostos: capitalização

e desconto. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de

amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento,

Empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno, taxa interna de retorno.

Informática: 1. Noções de Informática. 2. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows

Explorer. 3. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer) e comunicação (Microsoft

Outlook Express). 4. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows. 5.

Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word). 6. Recursos de cálculo e organização de dados em

planilhas eletrônicas (Microsoft Excel). 7. Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos e

funcionamento de computadores pessoais.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ECONOMISTA

Microeconomia: Teoria do Consumidor: Comportamento do Consumidor; Demanda individual e de Mercado;Escolha sob incerteza; Teoria da Firma: tecnologia e as funções de produção; Condições para uma produçãoeficiente; Custos de produção; Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, monopsônio, concorrênciamonopolística, oligopólio; Determinação de preços e poder de mercado; Equilíbrio geral e eficiência econômica;Externalidades e bens públicos; Mercados com informações assimétricas; Teoria dos Jogos e comportamentoestratégico; Custos de transação; Vieses e heurísticas no processo decisório.Macroeconomia: Contas nacionais; Teorias macroeconômicas; Determinação da renda e do emprego; Demandaefetiva; Consumo e investimento; Determinação dos lucros e dos salários e Distribuição de renda; Política fiscal;Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico; Balanço de pagamentos; Banco Central e os instrumentosde política monetária; Sistema monetário; Demanda por moeda; Moeda Endógena, taxa de juros e PolíticaMonetária; Taxas de câmbio e o sistema monetário internacional; Sistema financeiro e de financiamento; Inovaçõesfinanceiras e instabilidade financeira; Globalização Financeira e Política Econômica em Economias emDesenvolvimento.Estado e Economia: Princípios da atuação do Estado na atividade econômica; Funções do setor público naeconomia; Princípios de Tributação; Classificação dos tributos; Superávit, déficit e financiamento do setor público;Orçamento do setor público – noções elementares.Métodos Quantitativos: Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Esperança matemática; Distribuiçãonormal; Intervalo de confiança; Teste de hipótese; Análise de variância; Medidas de desigualdade; Números índices;Cálculo de valores reais ou deflacionados; Mudança de base; Medidas de concentração; Modelo de regressão linearsimples e múltipla: especificação e estimação; Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados; Inferência nomodelo de regressão: estimação do intervalo de confiança, teste de hipótese e previsão; Violação das hipótesesbásicas: heterocedasticidade e autocorrelação; Análise de séries temporais.Elaboração e análise de projetos: Projeto e processo de planejamento; Estrutura e etapas de um projeto;dentificação de oportunidades de investimento; Técnicas quantitativas de projeção da demanda; Critériosquantitativos de seleção de alternativas; Risco e incerteza em decisões de investimento; Pesquisa de mercado;Financiamento de projetos; Análise custo-benefício; Análise custo-efetividade; Gestão de projetos; Ciclo de vida doprojeto; Análise dos impactos de investimentos públicos.Perícia econômico-financeira: Regulamentação da atividade; Sistema de amortização de empréstimos; Cálculo deprocessos judiciais; Elaboração de laudos periciais e diligências; Normas profissionais do perito economista;Cálculos econômicos financeiros. Mediação e arbitragem: Câmaras de mediação e arbitragem; Direitos patrimoniaisdisponíveis; Técnicas alternativas de resolução de conflitos; Lei 9.307/96.Informática:
1. Noções de Informática. 2. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows
Explorer.
3. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer) e comunicação (Microsoft
Outlook Express). 4. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows. 5.Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word). 6. Recursos de cálculo e organização de dados emplanilhas eletrônicas (Microsoft Excel). 7. Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos efuncionamento de computadores pessoais.

Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.

Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.

Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.
 
Cronograma do Concurso


Status Data Descrição

13/12/2010 Início do período das Inscrições (apenas via internet)

20/12/2010 Consulta à situação da inscrição (neste site)

21/01/2011 Término do período de inscrições

21/01/2011 Prazo final para o pagamento das inscrições efetuadas

31/01/2011 Comprovante de Ensalamento (neste site)

06/02/2011 Realização da Prova de Conhecimentos

06/02/2011 Divulgação do gabarito provisório (após a realização das provas)

07 e

08/02/2011 Interposição de recursos referentes às questões objetivas

(até as 17h30min)

a partir de 15/02/2011 Divulgação do gabarito definitivo e resultado dos recursos

a partir de

25/02/2011 Divulgação do resultado da prova de conhecimentos

PETROBRAS_2010_2011_ADM_JR_INSCR_ATE27.

ADMINISTRADOR(A) JÚNIOR


1. Administração de Recursos Humanos: Estratégias de RH, Relações com Empregados, Equipes, Liderança, Gerenciamento deDesempenho, Remuneração e Benefícios, Motivação, Desenvolvimento de RH, Organizações de Aprendizagem, Cultura Organizacional.
2.Estratégia Empresarial: Estruturas Organizacionais, Planejamento Estratégico Empresarial, Análise dos Ambientes Interno e Externo.
3.Administração Mercadológica: Pesquisa de Mercado, Segmentação de Mercado, Estratégias de Marketing, marketing de Serviços, Gestão doRelacionamento com Clientes, Responsabilidade Sócio-ambiental, Marketing Internacional, Comércio Eletrônico, Sistemas de InformaçãoGerencial, Administração de Vendas.
4 Lógica: Funções, Análise Combinatória, Progressões, Raciocínio Lógico Quantitativo.
5.Administração Financeira e Orçamentária: Matemática Financeira, Valor do Dinheiro no Tempo e Risco x Retorno, Análise de Investimentos,Alavancagem e Endividamento, Planejamento Financeiro e Orçamentário, Administração do Capital de Giro, Fontes de Financiamento aLongo Prazo.
6. Administração da Produção e Materiais: Planejamento e Controle da Produção, Higiene Industrial e Segurança do Trabalho,Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management), Administração de Material, Gestão de Estoques.
7. Estatística:Probabilidade, Estatística Descritiva;
8.. Contabilidade: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial.
 
EVENTOS BÁSICOS DATAS


Inscrições 10 a 27/01/2011

Solicitação de inscrição com isenção da taxa de Inscrição 10 a 13/01/2011

Resultado dos pedidos de isenção 20/01/2011

Prazo para contestação dos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição indeferida 20 e 21/01/2011

Divulgação da relação de candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição deferida, após contestação 25/01/2011

Entrega dos Cartões de Confirmação de Inscrição (via ECT) exclusivamente para os(as) inscritos(as) nos postos credenciados e

obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br) 23/02/2011

Atendimento aos(ás) candidatos(as) com dúvidas sobre os locais de provas ou vagas reservadas ou condição especial para

realização de provas 24 e 25/02/2011

Aplicação das provas objetivas para todos os cargos e da prova discursiva para o cargo de Auditor(a) Júnior 27/02/2011

Divulgação dos gabaritos das provas objetivas 28/02/2011

Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados 01 e 02/03/2011

Divulgação dos resultados das provas objetivas para todos os cargos e das notas da prova discursiva para o cargo de Auditor(a)

Júnior e convocação para o Exame de Capacitação Física para o cargo de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior. 05/04/2011

Vista da prova discursiva no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) e pedidos de revisão da prova discursiva

para o cargo de Auditor(a) Júnior 06 e 07/04/2011

Exame de capacitação física apenas para o cargo de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior 16 e 17/04/2011

Divulgação dos resultados do exame de capacitação física apenas para o cargo de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior 26/04/2011

Interposição de eventuais pedidos de revisão do exame de capacitação física para o cargo de Inspetor(a) de Segurança Interna

Júnior 27 e 28/04/2011

Resultado Final (para todos os cargos) 05/05/2011

*O cumprimento da data e das cidades de provas previstas dependerá da disponibilidade de locais adequados à realização das provas.

Os(As) candidatos(as) serão informados(as) da data efetiva, dos horários e dos locais das provas através dos Cartões de Confirmação de Inscrição

(exclusivamente para os(as) inscritos(as) nos locais de inscrição credenciados), sendo que tais informações estarão disponíveis, também, no endereço eletrônico

da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

EV

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