quarta-feira, 7 de setembro de 2011

2011-09-07_Palestra 15.pdf (objeto application/pdf)

Palestra 15.pdf (objeto application/pdf) http://www2.camara.gov.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/copy_of_portas-abertas-1/Palestra%2015.pdf

Palestra 10_ Sistema Eleitoral.pdf (objeto application/pdf)

Palestra 10_ Sistema Eleitoral.pdf (objeto application/pdf) http://www2.camara.gov.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/copy_of_portas-abertas-1/Palestra%2010_%20Sistema%20Eleitoral.pdf

2011-09-07_Consultoria de Portas Abertas — Portal da Câmara dos Deputados http://www2.camara.gov.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/copy_o

Consultoria de Portas Abertas — Portal da Câmara dos Deputados 2011-09-07_ http://www2.camara.gov.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/copy_of_portas-abertas-1/teses-e-dissertacoes http://www2.camara.gov.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/copy_of_portas-abertas-1/teses-e-dissertacoes

Consultoria de Portas Abertas

Palestra 1 - Plenário 15

Palestra 2 - Plenário 15

Palestra 3 - Plenário 15

Palestra 4 - Plenário 15

Palestra 5 - Plenário 15

Palestra 6 - Plenário 16

Palestra 7 - Plenário 16

Palestra 8 - Plenário 14

Palestra 9 - Plenário 15

Palestra 10 - Plenário 15

Palestra 15 - Plenário 14

Palestra 17 - Plenário 14

Palestra 18 - Plenário 16

Palestra 19 - Plenário 16

Palestra 20 - Plenário 16

Palestra 21 - Plenário 16

Palestra 22 - Plenário 12

54ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70160-900 CNPJ 00.530.352/0001-59 Telefone: +55 (61) 3216-0000 | Disque Câmara: 0800 619 619

ComprasNet-Compras Governamentais {Select only PR in facet Estados}

ComprasNet-Compras Governamentais {Select only PR in facet Estados} http://www.twittclue.com/comprasnet/exhibit.html

Cacic - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais

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ARTICLE 19 em Português · Article 19

ARTICLE 19 em Português · Article 19

ARTICLE 19 em Português

A ARTIGO 19 é uma organização independente de direitos humanos que trabalha em vários países na promoção e proteção do direito à liberdade de expressão. Seu nome vem do Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação.

2011-09-07_DADOS_ABERTOS_GOVERNAMENTAIS DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social Conceitos de Dados Abertos Governamentais

DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Seminário Internacional sobre Acesso a Informação

Enviado por Alexander Batista - Sexta, 22 de julho de 2011

Nos dias 07 e 08 de Julho aconteceu o “Seminário Internacional sobre Acesso a Informação: Desafios de Implementação”, promovido pela CGU e pela Unesco, que teve o objetivo de discutir e apresentar relevantes experiências internacionais em matéria de transparência e acesso a informação para apoiar o Governo Brasileiro no desenvolvimento de estratégias e adoção de práticas que assegurem a efetiva implementação do sistema de acesso a informação pública no Brasil.

Neste seminário tivemos a presença de vários palestrantes internacionais como Andrew Puddephatt (consultor da Unesco e Diretor da Global Partners and Associates), Miriam McIntire Nisbet (Diretora do Departamento dos Serviços de Informações do Governo dos EUA) , Mukelani Dimba (Vice-Diretor do Centro de Democracia Aberta, África do Sul) entre outros. Como representantes brasileiros tivemos a presença da Miriam Chaves (Diretora do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Responsável pela construção do projeto DadosGov), Izabela Corrêa (Gerente de Promoção da Ética, Transparência e Integridade da Controladoria-Geral da União), Vagner Diniz (Gerente do W3C no Brasil) entre outro representantes.

Vale apena conferir as apresentações dos paletrantes e o Projeto de Lei de Acesso a Informação, que se encontra em fase final de aprovação no Senado Federal, disponíveis no site: www.cgu.gov.br/acessoainformacao/index.asp.


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Consegi: Dataprev discute políticas para abertura de dados governamentais

Enviado por Jorge de Castro - Sexta, 13 de maio de 2011

A participação da Dataprev no terceiro e último dia do IV Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi) começou com o debate Políticas de incentivo à abertura de dados governamentais e desenvolvimento. Na ocasião, o assessor da Presidência da Dataprev Raphael Pacheco defendeu que o termo open data é mais ideologia do que tecnologia.

Segundo o assessor da Dataprev, todas as informações mantidas por órgãos públicos devem ficar sujeitas à revelação, a menos que haja uma justificativa contrária em nome do interesse público favorável à não divulgação. “Os órgãos públicos não detêm informações deles próprios, mas atuam como guardiões do bem público. E essas informações precisam estar acessíveis aos cidadãos”, afirmou.

Além do assessor de Raphael Pacheco, participaram da mesa de debate nesta sexta-feira (13) o gerente do escritório W3C no Brasil, Vagner Diniz; o conselheiro da prefeitura de Vancouver (Canadá) em Governo Aberto e Dados Abertos, David Eaves; a cofundadora e diretora da Esfera, Daniela Bezerra da Silva; e o servidor da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) Christian Miranda.

Para o representante da W3C, uma política de abertura de dados deve se basear em três componentes essenciais: marcos teóricos referenciais, programas de capacitação e projetos pilotos. “Abrir dados não é uma atividade técnica trivial. Os atores devem estar capacitados não só para abrir os dados, mas para reutilizá-los”, afirmou Diniz. “Projetos pilotos são um dos melhores caminhos que temos para promover e incentivar que outros abram os dados. Precisamos ter vitrines que funcionem de maneira sustentável para outros seguirem o exemplo”, acrescentou.

Para Evans, da prefeitura de Vancouver, o grande desafio dos governos será como trabalhar com os dados. “Os governos não sabem lidar com dados. Eles não pensam como os dados sendo informações, conhecimento. Não têm ideia de que tipo de informação têm nas mãos. Os governos, em todo o mundo, terão de transformar o modo como vêem a informação”, afirmou.

Daniela da Silva, da Esfera, apresentou alguns dos projetos que estão sendo produzidos dentro do Consegi, como, por exemplo, o Você sabe com quem está falando?, projeto de monitoramento em que as pessoas fazem denúncias de abuso de poder. Outro projeto citado pela editora da Esfera é o Cheque URL, serviço onde o usuário coloca a URL de uma notícia. Em seguida, o aplicativo busca as empresas que estão citadas no texto e mostra as doações que tais empresas fizeram na campanha eleitoral de 2010.

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Conceitos de Dados Abertos Governamentais

Enviado por Raphael Pacheco - Sexta, 10 de dezembro de 2010

Retomando as ações no blog “Open Data” e com intuito de equalizar entendimentos para as discussões a respeito da publicação de dados previdenciários, selecionamos conceitos fundamentais apresentados pelo W3C sobre Dados Abertos Governamentais.

As três leis dos Dados Abertos Governamentais

  1. Se o dado não pode ser encontrado e indexado na web, ele não existe.
  2. Se não estiver aberto e em formato compreensível por máquina, ele não pode ser reaproveitado.
  3. Se algum dispositivo legal não permitir sua reaplicação, ele não é útil.
David Eaves
http://eaves.ca/2009/09/30/three-law-of-open-government-data/
David Eaves é empresário canadense e ativista.
Trabalha com análises e consultorias sobre políticas públicas do “Governo aberto”.
Considerado “autoridade no assunto” teve sua formulação das três leis adotada pelo W3C.

Os Oito Princípios dos Dados Abertos Governamentais

  1. Completos: Todos os dados públicos estão disponíveis. Dado público é o dado que não está sujeito a limitações válidas de privacidade, segurança ou controle de acesso.
  2. Primários: Os dados são apresentados tais como os coletados na fonte, com o maior nível de granularidade e sem agregação ou modificação.
  3. Atuais: Os dados são disponibilizados tão rapidamente quanto necessário à preservação do seu valor.
  4. Acessíveis: Os dados são disponibilizados para o maior alcance possível de usuários e para o maior conjunto possível de finalidades.
  5. Compreensíveis por máquinas: Os dados são razoavelmente estruturados de modo a possibilidar processamento automatizado.
  6. Não discriminatórios: Os dados são disponíveis para todos, sem exigência de requerimento ou cadastro.
  7. Não proprietários: Os dados são disponíveis em formato sobre o qual nenhuma entidade detenha controle exclusivo.
  8. Livres de licenças: Os dados não estão sujeitos a nenhuma restrição de direito autoral, patente, propriedade intelectual ou segredo industrial. Restrições sensatas relacionadas à privacidade, segurança e privilégios de acesso devem ser permitidas.
Open Government Working Group
http://wiki.opengovdata.org/index.php?title=OpenDataPrinciples
http://public.resource.org/open_government_meeting.html
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2011-09-07_FOCO_AREA_XIX_ Sobre o Portal

Sobre o Portal

Estrutura

A Consultoria Legislativa está dividida em vinte e uma áreas de conhecimento, para atender as necessidades definidas pela composição das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, a qual reflete a realidade das matérias afeitas à apreciação legislativa.

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