quinta-feira, 4 de agosto de 2011

2011-08-04-pesquisadearquivosreferenciaveis


Acadêmico Resultados 1 - 10 de aproximadamente 101 sobre HUMANAS: EMENTA DE DISCIPLINA. (0,12 s) 
[PDF] de ufpr.brSDEC HUMANAS… - cienciassociais.ufpr.br
OBJETIVOS Este curso pretende introduzir os estudantes no debate teórico acerca das experiências 
históricas dos regimes políticos democráticos. Assim, a disciplina apresenta um panorama das 
principais estratégias de análise das democracias contemporâneas, presentes em ... 
Artigos relacionados - Ver em HTML - Todas as 4 versões

[CITAÇÃO] Violência e vida escolar

E Guimarães… - Contemporaneidade e educação
Citado por 5 - Artigos relacionados

[CITAÇÃO] Da sociologia da política à Sociologia Política

G Sartori… - Política e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1969
Citado por 5 - Artigos relacionados

[CITAÇÃO] Observação participante e survey uma experiência de conjugação

N Aguiar - … Sociológica Objetividade, Paixão, Improviso e Método …, 1978
Citado por 7 - Artigos relacionados

[CITAÇÃO] Maquiavel no inferno

S De Grazia - 1993 - Companhia das Letras
Citado por 7 - Artigos relacionados
[HTML] de anpocs.org.brFW Reis - Revista Brasileira de Ciências Sociais, 1991 - anpocs.org.br
Seria provavelmente impróprio, num evento como este, pretender transformar as comunicações 
a serem debatidas em longas e abstratas discussões sistemáticas de questões de filosofia das 
ciências sociais. Tal como entendo nosso objetivo, porém, ele envolve alguma avaliação ... 
Citado por 10 - Artigos relacionados - Em cache

[CITAÇÃO] Cenário de Representação da política, CR-p

VA LiMA… - Comunicação e política: conceitos e abordagens, …, 2004
Citado por 4 - Artigos relacionados

[CITAÇÃO] A imaginação

W Mills - Sociológica, 1965 - Zahar
Citado por 3 - Artigos relacionados

[CITAÇÃO] Da Guerra. 2ª edição

C CLAUSEWITZ - 1996 - São Paulo: Martins Fontes
Citado por 2 - Artigos relacionados

[CITAÇÃO] O mundo dos homens de gravata: a política no Jornal Nacional

LF MIGUEL - Anais do XXIX Encontro Anual da ANPOCS
Citado por 2 - Artigos relacionados


Página de resultados: 
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Mais

http://www.forumcienciapolitica.com.br/grupos-de-trabalho/

Grupos de Trabalho - Apresentação Detalhada (Ementa e Coordenadores)

GT 01 - Partidos, eleições e representação política

Coordenadores: Profa. Dra. Maria do Socorro Braga (UFSCar), Márcio Sousa (UFPA) e Carolina de Paula (UERJ)
O GT "Partidos, eleições e representação política" intenciona estabelecer o diálogo entre os pesquisadores pós-graduandos que desenvolvam trabalhos referentes à temática da representação política nas democracias contemporâneas. No interior desta temática ampla, busca-se discutir pesquisas que abordem os partidos em seus aspectos organizacionais; sua atuação na arena eleitoral; governativa e no recrutamento de líderes. O GT também contempla trabalhos que visam refletir sobre o impacto das regras formais e do sistema político-partidário sobre o voto, sobre as estratégias partidárias para a competição eleitoral e sobre o comportamento político de instituições e atores. Do ponto de vista dos objetos de estudo, espera-se acolher trabalhos sobre os diversos níveis e arenas da estrutura política, tais como eleições nacionais, estaduais e municipais, bem como diversos cargos em disputa. Do ponto de vista metodológico, são bem vindos desde estudos comparativos até estudos de caso, passando por estudos longitudinais, bem como o uso de novas abordagens para a questão da representação política.
Detalhes Programacao

GT 02 – Comunicação Política e Opinião Pública

Coordenadores: Profa. Dra. Luciana Fernandes Veiga (UFPR), Sandra Avi dos Santos (UFPR), Felipe Borba (UERJ)
O GT tem por objetivo discutir trabalhos que investigam a comunicação nos processos eleitorais, de governos e na formação da opinião política, contemplando os vários sub-temas que os assuntos comportam. Entre os principais, o GT foca os seguintes eixos temáticos: (i) propaganda eleitoral, (ii) jornalismo político, (iii) novas tecnologias de comunicação, (iv) esfera pública, (v) recepção das mídias, (vi) atitude política e (vi) comportamento eleitoral.
Detalhes Programacao

GT 03 – Teoria Política

Coordenadores: Profa. Dra. Vera Cepêda (UFSCar), Marcelo Sevaybricker (UFMG) e Gustavo Cezar Ribeiro (UERJ)
O GT tem como objetivo explorar os mais variados temas correlacionados ao campo da teoria/filosofia política, sendo possível organizá-los dentro das seguintes linhas: (1) autores clássicos e contemporâneos; (2) metodologias de pesquisa, tais como a História dos Conceitos e o Contextualismo Linguístico; (3) Pensamento Político e Social Brasileiro. Entendemos que esses trabalhos devem priorizar a análise crítica dos autores, destacando sua filiação teórica, suas limitações e contribuições, bem como a discussão de temas de relevância na contemporaneidade, quer no Brasil ou no exterior. Considerando que a produção em Ciências Sociais não se faz dissociada da discussão teórica, julgamos igualmente importante que os estudos procurem mostrar como os pressupostos e axiomas da teoria política influenciam e orientam a análise empírica.
Detalhes Programacao

GT 04 – Estado e Políticas Públicas

Coordenadores: Prof. Dr. Fernando Abrúcio (FGV-SP), Vera Schimit (USP) e Leonardo Petronilha (UFF)
O GT "Estado e Políticas Públicas" discutirá o processo de produção das políticas públicas, enfatizando instituições e atores implicados, processos políticos e técnicos/burocráticos envolvidos na sua formulação, implementação e avaliação, examinando ainda suas trajetórias. Serão destacados os seguintes temas, abordados por meio de diferentes recursos teóricos e metodológicos: a dinâmica das relações intergovernamentais; as relações entre atores políticos e sociais e o papel da burocracia; a crescente inter-relação entre instituições nacionais e organismos internacionais na produção dessas políticas; políticas sociais, combate à pobreza e transferência de renda; e políticas regulatórias. O objetivo é estimular o diálogo entre diversas abordagens presentes neste campo bem como a constituição de novas perspectivas teórico-metodológicas, além de promover a integração entre diferentes pesquisadores, linhas e grupos de pesquisa.
Detalhes Programacao

GT 05 – Instituições Políticas

Coordenadores: Prof. Dr. Octávio Amorim Neto (FGV-RJ), Mariana Batista (UFPE) e Rafael Silveira e Silva (UnB)
O GT "Instituições políticas" busca reunir pesquisadores que tenham como tema de pesquisa as diversas instituições políticas, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, os sistemas partidários e eleitorais, o Ministério Público, as agências reguladoras e demais instituições nacionais e internacionais, nos níveis municipal, estadual e federal. Tem-se por foco análises da dinâmica interna das instituições, suas inter-relações e também a interação com o ambiente e com grupos externos. Pretende-se também promover discussões sobre as elites e sua relação com as instituições.
Detalhes Programacao

GT 06 – Cultura Política e Democracia

Coordenadores: Prof. Dr. Cesar Marcello Baquero Jacome (UFRGS), Robert Bonifácio (UFMG) e Elias Medeiros Vieira (UFRGS)
O GT "Cultura Política e Democracia" pretende abrigar discussões acerca da tensão entre fatores institucionais e fatores socio-culturais na configuração de culturas políticas nas democracias contemporâneas. Ademais, também pretende-se abarcar trabalhos que versam sobre as relações entre opinião pública e instituições políticas. O GT tem preferência por investigações científicas que aliem teoria/ empiria e que tenha como unidade de análise o cidadão e suas opiniões e atitudes.
Detalhes Programacao

GT 07 – Participação Política e Movimentos Sociais

Coordenadores: Prof. Dr. Adrian Gurza Lavalle (USP), Priscila Riscado (UFF), José Szwako (UNICAMP)
Nos últimos vinte anos, o cenário das democracias latino e sulamericanas vem sendo marcado pela pluralização de demandas e atores sociais, bem como pelas tentativas de resposta dos Estados no sentido de incorporar tais demandas. O GT "participação e movimentos sociais" sugere dois eixos de debate centrados na interação entre atores políticos e organizações civis. Por um lado, serão privilegiados trabalhos empíricos voltados para os efeitos da ação coletiva sobre a institucionalidade, em especial, sobre a formação de agenda e elaboração de políticas públicas. Por outro, a atenção se volta para a relação entre atores mais recentes (movimento ambiental, negro, gay, dentre outros) e atores político-partidários e institucionais.
Detalhes Programacao

GT 08 – Relações Internacionais

Coordenadores: Profa. Dra. Janina Onuki (USP), Ariana Bazzano (Unicamp) e Flávio Pinheiro (USP)
O GT "Relações Internacionais" tem por objetivo reunir estudos de pesquisadores que tragam novas abordagens para o debate das relações internacionais no Brasil, de forma a dar continuidade e fortalecer a interação entre os principais centros de pesquisa e de pós-graduação na área. Nesse quadro, espera-se que temas relevantes como direitos humanos, segurança, regimes internacionais, meio ambiente, governança global, entre outros, sejam tratados majoritariamente sob a perspectiva regional ou da política externa brasileira.
O GT encontra-se estruturado em cinco eixos temáticos: (a) teoria das relações internacionais; (b) metodologia nas relações internacionais; (c) economia política internacional; (d) integração regional; e (e) segurança internacional. No que diz respeito aos tópicos "c","d" e "e", serão priorizados os trabalhos que combinem análise política, teoria e resultados empíricos de pesquisas já em estágio avançado.
Detalhes Programacao

MESA COORDENADA

Coordenadores: Prof.Dr. Eduardo Leoni (IBGE); Prof. Dr. André Borges (UnB), Umberto Mignozzetti (USP), Daniel Marcelino Silva (UnB), Vitor Sandes (UFPI)
Quais desafios a Ciência Política deve dedicar atenção? Como estudos produzidos no Brasil podem incitar soluções teóricas e metodológicas próprias e inovadoras? O objetivo desta mesa é discutir o desenvolvimento metodológico da Ciência Política em nossos dias contextualizando, a partir daí, também os desafios das pesquisas no Brasil. Esta mesa, portanto busca ampliar o espaço de discussão sobre métodos e metodologias usados na Ciência Política contemporânea. Esperamos que, por meio das reflexões, os participantes possam compreender melhor o 'estado da arte', bem como contribuir com a disciplina no aperfeiçoamento ou desenvolvimento de teorias e metodologias inovadoras.

Itens compartilhados de Antonio Marcos

Plaxo Badge Navegandis...

X