sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PNAGE - Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal - http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?cat=171&sec=14

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APRESENTAÇÃO
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O Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal – PNAGE – tem como objetivo geral melhorar a efetividade e a transparência institucional das administrações públicas dos Estados e do Distrito Federal, a fim de alcançar uma maior eficiência do gasto público. Na primeira fase, o PNAGE conta com recursos da ordem de US$ 155 milhões, sendo US$ 93 milhões oriundos de empréstimo contraído pela União junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento  - BID, da ordem de US$ 93 milhões e US$ 62 milhões de contrapartida local (Estados e União).
 A preparação do PNAGE _ autorizada nos termos da Recomendação Nº 654, de 10/12/2004, da COFIEX, financiada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros –PNAFE, conforme Recomendação 655, de 10 de dezembro de 2002_ teve início efetivamente a partir de abril de 2003, com a definição de uma metodologia de assistência técnica aos Estados e DF promovida pelo MP. O Conselho Nacional de Secretários de Administração -CONSAD, o Fórum Nacional de Secretários de Planejamento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e a Caixa Econômica Federal atuaram como parceiros no desenvolvimento do programa.  O Contrato de Empréstimo nº 1718/ OC-BR foi assinado em 31 de maio de 2006, sendo que a fase de execução terá duração até maio de 2011.
  Os principais Componentes do Programa são:
(I) Fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão de políticas públicas;
(II) Desenvolvimento  de políticas e da capacidade de gestão de recursos humanos;
(III) Modernização de estruturas organizacionais e de processos administrativos;
(IV) Fortalecimento de mecanismos de transparência administrativa e de comunicação;
(V) Modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia de informação;
(VI) Desenvolvimento  de uma cultura de promoção e implantação de mudança institucional; e
(VII) Apoio à cooperação em gestão.
A Modernização institucional no âmbito do PNAGE é tratada com uma visão sistêmica, transversal e integrada do ciclo da gestão pública. Neste sentido,  incentiva-se o compartilhamento de soluções de modernização em nível das administrações estaduais e também entre diferentes estados.

  Objetivos Específicos: 
Os objetivos específicos do Programa, com relação a cada Estado Participante e ao Distrito Federal, são: (i) fortalecer a capacidade de planejamento e gestão de políticas públicas; (ii) desenvolver a capacidade de administração de recursos humanos; (iii) modernizar a estrutura organizacional e seus processos administrativos; (iv) fortalecer mecanismos de transparência administrativa e de comunicação social; (v) modernizar a gestão de informação e integrar seus sistemas informáticos, (vi) desenvolver mecanismos para promover e implantar uma cultura de mudança institucional e (vii) desenvolver mecanismos para promover a cooperação entre os Estados e o Governo Federal e a harmonização e compartilhamento de soluções.

  Período de Execução:
       1ª Fase: Maio/2006 a Maio/2011
 
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