domingo, 11 de setembro de 2011

2011-11-11_2.1.Ref.: continuação [F] de resumo de tópicos relacionados na fonte E.Abril: Case V.5 EST-GEO Ed. Abril - S.P. 1972 Família p.1793 à p1795 (Casamento; Cultura; Linhagem; Organização Social; Parentesco)

2011-11-11

Curitiba, 11 de setembro de 2009 - 01:30 h. 

 

2.0.Ref.: 1a. tentativa de resumo de tópicos relacionados na fonte E.Abril: Case V.5 EST-GEO Ed. Abril - S.P. 1972 

2.1.Ref.: continuação [F] de resumo de tópicos relacionados na fonte E.Abril: Case V.5 EST-GEO Ed. Abril - S.P. 1972

Objetivo: - pesquisar, documentar sistematicamente os assuntos, os conceitos, as definições e correlações enfaticamente necessárias, assim como as desconhecidas, as ignoradas por uns, esquecidas por outros, as ainda não citadas nos estudos contemporâneos junto à Seara da Sociologia Política e à dissertação científica, teórica, metodológica e principalmente, bibliográfica, inclusive para efeitos etmológicos e hermenêuticos. - aqui, brevemente os títulos, consequentemente seguirão as resennhas sumárias entre as páginas e a posteriori as correlações; o sequencial, dar-se-á via comentários. - o exercício prevê mitigar justamente o que não coaduna com o foco e resgatar o que há embutido, incutido, implícito, principalmente, redundâncias. 

Família p.1793 à p.1795 (Casamento; Cultura; Linhagem; Organização Social; Parentesco) 

Familiar, Planejamento p.1796 à 1798 (Anticeoncepcionais; Estatísticas Vitais; Mortalidade; Natalidade; Neo-malthusianismo; População)

Farrapos, Guerra dos Séc. XVIII (1835-1845 - RS x SC)  p.1803 à p.1804 (Brasil - História -; Regências no Brasil; Segundo Reinado no Brasil) "Autonomia e Charque", "Caudilhos" "Manifesto Republicano, 1838" "A rebelião armada", "A República de Piratini - República Riograndense, Presidente Bento Gonçalves caudilho farrapo", "caudilhos, farrapos, e farroupilhas - legalistas", "A pacificação - 1845, 25 de fevereiro de",

Fascismo p.1807 àp.1809 (Autoritarismo; Corporativismo; Dirigismo; Estado; Ideologia; Integralismo; Nacionalismo; Nazismo; Partido Político; Regime; Totalitarismo) [NOTA: determinados movimentos e regimes políticos tiveram diversas denominações para o fascismo, contudo, foi o regime político dominante na Itália no período compreendido entre as duas Grandes Guerras Mundiais, contudo há que se distinguir o fascismo como um tipo de totalitarismo diferente de autoritarismo, propriamente dito. Distinguiu-se do totalitarismo stalinista, em oposição às bases sociais e ideológicas. Seus elementos novos foram o princípio corporativo da organização estatal, a manipulação das massas via partido único e propaganda, e ainda a forte burocratização. Fôra uma corrente política nova a pleitear maior consciência popular; a doutrina teve por inspiração a sociologia de PARETO, V. (1848-1923), que por sociedade entendia-a sob a forma piramidal, de base de massas, classificadas por ele qual manipuláveis, cegas e passíveis de representação pela elite governante, vigorosa, ascendente, apta à sujeição das massas - estas, que com suas idéias políticas, não eram mais que "resíduos irracionais", "derivações". Apologeticamente adepto da ação golpista ou "putschismo" de minorias praticantes da ação direta e violenta, sob liderança de um líder, um duce. Em Karl Marx, sua ideologia buscava descobrir na história o racional, coerente, determinismo. Em Mussolini, houve o desprezo a qualquer explicação racional. O Estado fascista tripudiou o pluralismo de interesses sociais, o que o Estado deocrático liberar reconhecia.  No fascismo, o Estado é o fim supremo da sociedade. É absoluto. Diante de si, tudo e todos estão submetidos. Seu governo dá-se via partido fascista, terror policial e controles econômicos. Resulta da Revolução Russa de 1917 uma série de ocupações fabris, em processo revolucionário, fomentados inclusive pela crise financeira pós-guerra. Seu representante maior, MUSSOLINI, B., um militante socialista, divergiu dos socialistas marxistas e em nome de uma mescla de exacerbada de sindicalismo e nacionalismos, do tipo anarco-sindicalista, e atacou as organizações operárias com bandos armados. Os endinheirados banqueiros e industriais, financiaram as iniciativas fascistas, o monarca aquiesceu, assim como a hierarquia católica e as Forças Armadas. As camadas sociais que sofriam com a crise e o desemprego, aliaram ao discurso de um regime nacionalista imperalista, com grandeze imperial. O ditador, de 1921 a 1927 provocou profundas mudanças, a começar pela eliminação de qualquer oposição.  Daí a ascendência de sua doutrina a do Estado autoritário. Em 1933 aliou-se à Hitler que ascendeu na Alemanha, em 1935 constituiu-se o Eixo (Alemanha, Itália, Japão) e após algumas invasões juntamente com a aquiescência ao antisemitismo, eclode a Segunda Guerra Mundial.

Federalismo p.1817 (Estado) [NOTA: no federalismo, o governo tende a concentrar as atividades e os recursos para a realização dos objetivos nacionais e a atender os interêsses regionais e locais, em compatibilização relativa, tendo por variável a dependência do grau de desenvolvimento do país, de acordo com a existência ou não desses recursos, considerando ainda a sua organização. A estensão de área geográfica e a diversificação populacional interferem no grau das atividades precípuas, seja por forma de governo unítária ou centralizada, de acordo com Estados unitários ou federais, confederações, federações. Articula-se o Estado confederado pela composição de unidades diversas, via pacto ou tratatado. É atribuída a invenção do fereralismo aos Estados Unidos, quando da sua Independência, elaboraram a Constituição a combinar os elementos das diversas formas de Estado então existentes, e, em 1791 ratificaram sua derradeira Constituição federal. As características de uma federação são a) Representação da União fia governo federal, com força maior que as unidades federadas, em relação à organização, funcionalismo, orçamento e jurisdição; b) Atua o governo federal diretamente em relação aos cidadãos; c) há possibilidade de separarem-se os Estados-membros de uma confederação, conforme a vontade dos cidadãos ou de seu governo, a secessão. Na federação, as leis e diretrizes governametais prevalecem sobre as unidades. Na confederação,  somente dar-se-á com a ratificação pelos Estados-membros, que têm direito de veto. Depende o equilíbrio federal das economias regionais, das características políticas de formação representativa, das garantias de não intervencionismo - a não ser as interferências preconizadas na Constituição Federal, na autonomia dos Estados na manutenção de suas respectivas soberanias, iguais entre si, em relação ao governo da União].

Feijó (1784-17-08, 1843-10-11) p.1819 àp.1820 (Brasil - História -; Independência do Brasil; Liberalismo; Primeiro Reinado  no Brasil; Regências no Brasil; Segundo Reinado no Brasil)

Fenomenismo  p.1825 (Ciência; Conhecimento; Fisolosfia Analítica; Percepção)

Fenomenologia p.1825 à p.1826  (Essência; Existencialismo; Heidegger; Husserl; Sartre)

Festas Populares no Brasil p.1840 à p.1842 ( Candomblé; Carnaval; Folclore)

Feudalismo p.1843 à p.1846 (Aristocracia; Burguesia; Carolíngios; Cavalaria; comunas; Francos; Germânicos; Povos; Monarquia)

Fichte p.1850 (Idealismo; Kant; Liberdade)

Filosofia p.1865 à p.1870  (Ciência; conhecimento; Ecletismo; Positivismo; Razão)

Filosofia Analítica p.1871 à p.1872 (Análise; Emprirismo Lógico; Russell, Bertrand; Wittgenstein)

Finanças p.1873 à p.1874 (Bens; Capital; Crédito; Economia; Emprêsa; Juro; Moeda; Valôres, Bolsa de)

Finanças Pública p.1875 à p.1876 (Balanço de Pagamentos; Câmbio; Economia; FMI; Inflação; Orçamento)

Flaubert p.1894 à p.1895 [NOTA: ao progredirem as confianças no cientificismo, a metafísica sucumbe ao avanço das ciências naturais; o Positivismo de Comte é marco a partir de 1850. 

Florença p.1900 à p.1901 (Gênova, República de; Renascnça; Veneza, República de; Médici, Lourenço de)

FMI p.1909 à p.1910 (Comércio Internacional)

Folclore p.1915 à p.1919 (Cultura; Cultura de Massas; Festas Populares no Brasil; Literatura Oral; Mitologia)

Ford, Henry p.1927 à p.1928 (Automóvel; Empresário;)

Formalismo p.1932 à p.1933 (Crítica; Dedução; Estética; Intuicionismo; Lógica; Matemática; Modelos; Sistema)

França p.1954 à p.p1966 (Argélia, Guerra da; Bárbaras, Invasões; Capetíngios; Carlos Magno; Carolíngios; Cem anos, Guerra dos; Colonialismo; Cruzadas; De Gaulle; Emancipação Americana; Europa; Francesa, Revolução; Francesas, Invasões; Francos; Marat; Mercado Comum Europeu; Napoleão; Napoleão III; Napoleônico, Império; Normandas, Invasões; Paris; Primeira Guerra Mundial; Restauração; Richelieu; Robespierre; Segunda Guerra Mundial)

Francesa, Revolução p.1966 à p.1970 ( Absolutismo; Burguesia; Comunas; Constituição; Democracia; Enciclopedistas; Estado; França; Liberalismo; Marat; Monarquia; Napoleão; Robespierre)

Francesas, Invasões p.1971 à p.1973 (Brasil - História -; Capitanias Hereditárias; Colonização; Governo Geral)

Francos p.1980 à p.1981 (Bárbaras, Invasões; Capetíngios; Carolíngios; Carlos Magno; Europa; Feudalismo; França; Germânicos, Povo; Roma Antiga)

Franklin, Benjamin p.1982 à p.1983 (Emancipação Americana)

Frederico II da Prússia p.1985 à p.1987 (Prússia)

Frege p.1988 ALE (1848-1925),  (Fenomenologia; Filosofia; Filosofia Analítica; Lógica) [NOTA: apontam-se WITTGENSTEIN, L, e HUSSERL, E. - como seguidores de FREGE, G. - filósofo matemático: (i) "lógica sem metafísica", (ii) distinção entre "sentido" (Sinn) e "referência" (Bedeutung) - este:  "significado", "extenção", "denotação" e aquele: "intenção", "conotação".

Funcionalismo p.2002 à p.2008(Antropologia; Bauhaus; Behaviorismo; Cultura; Estrutra Social; Gestaltismo; Modêlo; Sistema Social) [NOTA: "Funcionalismo nas ciências sociais" - método divergente das análises históricas e causais - SPENCER, H. - ING, DURKHEIM, E. - FRA, - hipótese de "explicação paralela e complementar à investigação da origem e evolução das instituições sociais", houve seu aproveitamento na antropologia em direção ao evolucionismo, avessos, os funcionalistas focaram os problemas realtivos à "estabilidade e permanência de formações socias determinadas. A Spencer o significado de "função" qual "uso" e "utilidade" - aqui, a, uma instituição é criada para satisfazer funções especificadas, a função é causa e a existências dos fenômenos sociais dá-se em razão da finalidadade a que se destinam. Em Durkheim postula-se que "os fatos sociais inexistem tendo em vista os resultados úteis que possam acarretar", que em ciências sociais uma explicação precisa  juntar as análises causal e a funcional. BROWN, R. ING, tomou por função a noção de "manutenção da continuidade estrutural" - estrutura, "uma série de relações entre entidades unitárias", que mantém-se pelo constitutivo das ativadades entre as partes, o que se constitui em um sistempa social que apresenta unidade funcional, integração. Logo, "os elementos da vida social" - ou da cultura - não podem ser entendidos isoladamente, mas apenas em sua inter-relação com os demais. Partir-se-á procedimentalmente da identificação de um elemento cultural, analisar-se-á suas inter-relações com outros elementos, e, ao combinarem-se através de conjuntos assim determinados, define-se o sistema ao qual o elemento mantém participação efetiva.  O processo é empírico, ao definirem-se os sistemas, enquanto investigação, em vias de afirmarem-se qual sistemas concretos particulares. Este o método, a superar o particularismo da análise de funções, o da generalização de conclusões, para a definição das necessidades gerais do organismos sociais.]

Funções p.2009 à p.2010 (Cartesiana, Geometria, Infinito; Leibniz; Newton; Variável Aleatória) [NOTA: é fundamental ao cientista, buscar descobrir entre os conjuntos de fenômenos, as suas relações, suas correspondências, dão-se através de funções. A representação cartesiana por Descartes, o Cartésio, denotou a noção da correspondência funcional entre dois conjuntos de variáveis, a Ciência evolui então para o cálculo infinitesimal.]

Fundamentalismo  p.2019 [NOTA: Corrente dogmática onde há total veracidade e autoridade das Escrituras, literalmente interpretadas, como verdades o postulado bíblico. Seus representantes são os presbiterianos, batistas e metodistas. Surgiu nos EUA entre as primeiras décadas do Séc. XIX, e combateu o racionalismo da corrente modernista que postula à critica racional os princípios doutrinários e textos bíblicos.

Futurismo p.2047 à p.2052 (Andrade, Mário de; Andrade, Oswad de; Antropofagia; Fascismo; Nacionalista, Arte; Semana de Arte Moderna) [NOTA:  o fascismo qual movimento político que utilizou elementos tais como "slogans"  a proclamar guerra, "("higiene do mundo")", a fomentar a virilidade e os prazeres da destruição e da ação direta, o vínculo as correntes de pensamento atreladas à NIETZSCHE e à MUSSOLINI, B.; aqui a expressão máxima da ambição nacionalista italiana, no início do Séc. XX, MARINETTI, incitava alguns povos europeus via manifestos, apelos, ao nacionalismo, à renovação interna. O futurismo é a arte à qual Hitler e o nazismo, consideravam "degenerada".

Garibaldi p.2072 à p.2074 (ITA - História; Brasil - História; Unificação Nacional)

GATT p.2080 à p.2081 ( Comercio Internacional)

Gênova, República de p.2103 à p.2104 (Bizantino, Imério; Florença, República de; Itália; Veneza, República de)









 












 

Itens compartilhados de Antonio Marcos

Plaxo Badge Navegandis...

X