quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ECONOMIA E PSICOLOGIA com respectivas bibliografias - AMGasparin pesquisa "Concursos"


ECONOMIA

ECONOMIA

I ‐ ANÁLISE MICROECONÔMICA: 
A teoria do Consumidor. Efeitos Preço, Renda e Substituição. Elasticidade da Procura. A teoria da firma. Lei dos Rendimentos Decrescentes e Rendimentos de Escala. Teoria dos Custos de Produção no Curto e Longo Prazos. Elasticidade da Oferta. Assimetria da informação, Risco Moral e Incertezas. Estruturas de Mercado: Concorrência Perfeita, Concorrência Imperfeita, Monopólio, Oligopólio. Monopólio natural. Regulação e Defesa da Concorrência. Dinâmica de Determinação de Preços e Margem de Lucro. Teoria dos Jogos. Padrão de concorrência. Análise de Competitividade. Análise de Indústrias e da Concorrência. Vantagens Competitivas. Economias de escala e escopo. Barreiras à entrada. Estrutura de mercado e inovação. Cadeias e Redes Produtivas. Competitividade e Estratégia Empresarial. Externalidades. 

II ‐ ANÁLISE MACROECONÔMICA: 
Sistemas de Contas Nacionais. Análise de Determinação da Renda: i) o modelo “clássico” (neoclássico); ii) o modelo keynesiano simples; iii) o modelo IS‐LM; e iv) o modelo keynesiano completo. Determinantes do consumo e do investimento. Análise de política monetária e fiscal em economias fechadas e abertas sob diferentes regimes cambiais. Dinâmica Econômica. Funções da Moeda. Conceitos de Oferta e Demanda Monetária. Taxas de Juros. Sistema Financeiro Nacional. Funções do Banco Central do Brasil. Instrumentos de Política Monetária. Teorias da Inflação. Crescimento Econômico: modelos de crescimento exógeno e endógeno. 

III ‐ ECONOMIA INTERNACIONAL: 
Teoria do Comércio Internacional: Vantagens Comparativas, Modelos e Teoremas de Comércio Internacional. Modelo Heckscher‐Ohlin, Economias de Escala, Concorrência Imperfeita e Comércio Intra‐Industrial; Comércio internacional e Desenvolvimento econômico; Regimes Cambiais: fixo, flutuante e regimes intermediários; Balanço de Pagamentos: estrutura, saldos e formas de financiamento; Instrumentos de Política Comercial: tarifas, subsídios e cotas; Globalização, blocos econômicos regionais e acordos multilateral e bilateral de comércio exterior; Organismos Internacionais: FMI, BIRD, BID, OMC, OMPI. 

IV ‐ ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO:
Classificação de bens: público, semi‐público e privado. Bens públicos e externalidades. Funções governamentais. Princípios gerais de tributação. Tendências gerais da evolução do gasto público no mundo. O cálculo do déficit público: as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) nos conceitos nominal, operacional e resultado primário. Evolução do déficit e da dívida pública no Brasil a partir dos anos 1980 até o período recente. Análise do perfil da dívida pública brasileira. Previdência social no Brasil. As características do sistema tributário. Federalismo Fiscal. Marco regulatório a partir da década de 90. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

V ‐ ECONOMIA BRASILEIRA: 
Evolução da economia brasileira e da política econômica a partir do Plano de Metas (1956) até o fim da década de 80. Reformas estruturais da década de 1990. Economia brasileira no pós‐Plano Real: concepções, principais problemas, conquistas e desafios. O ajuste de 1999: a mudança do sistema cambial, a introdução do sistema de metas inflacionárias e as metas fiscais. Evolução da indústria brasileira. Ajuste da estrutura produtiva pósreformas da década de 90. O desempenho da economia brasileira e da política econômica no período recente. A Crise Internacional e os impactos na economia brasileira. Emprego: evolução recente, informalização e tendências. 

VI ‐ DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: 
A discussão sobre Política Industrial. Gestão da Inovação. O Papel da Inovação nas mudanças estruturais. Políticas de desenvolvimento regional para redução das desigualdades. Políticas de combate à pobreza. Políticas de distribuição da renda no Brasil. A discussão sobre o financiamento do desenvolvimento. Economia do Meio Ambiente: economia da poluição e política ambiental. Economia Solidária e Microcrédito. A Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Plano de Ação, Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI 2007‐2010): premissas, objetivos e prioridades estratégicas. Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A redução recente da desigualdade de renda. 

VII ‐ ANÁLISE DE PROJETOS E ELEMENTOS DE FINANÇAS: 
Estudo de mercado. Análise e projeções de demanda e oferta. Tendências de preços. Dimensionamento e localização. Economicidade e escala de produção. Previsões de receitas e custos. Métodos de cálculo de depreciação. Projeção de lucros e perdas. Ponto de nivelamento. Investimentos fixos. Projeção de capital de giro. Cronograma financeiro. Esquema de financiamento dos investimentos. Projeção de fluxo de caixa. Critérios de avaliação de investimentos. Taxas de desconto e fator de risco. Análise de custos e benefícios sociais. Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras. Conceitos básicos de matemática financeira. Capitalização simples e composta, valor presente e taxa interna de retorno, equivalência de fluxo de caixa, precificação e avaliação de ativos financeiros, Modelo CAPM e WACC , modelagem de estrutura a termo de taxa de juros, “duration”, noções de administração de risco de mercado (VaR) e de derivativos. Análise de projetos estruturados (Project Finance): análise de viabilidade do projeto, arranjos de garantia e plano de financiamento. Valuation. Eficiência de mercado. 

VIII ‐ MÉTODOS QUANTITATIVOS: Conceitos básicos de probabilidade e estatística. Variáveis aleatórias. Distribuição de probabilidade, distribuição de frequência e distribuição acumulada. Estatística descritiva. Estimação pontual e por intervalos. Testes de hipótese. Princípios de álgebra matricial. Análise da Regressão. Conceitos básicos e aplicações de números índices, medidas de distribuição de renda e concentração industrial. 

IX ‐ GESTÃO DE BANCOS: 
Spread bancário. Gestão de Risco de Crédito. Gestão de Risco de Mercado. Acordos da Basiléia. Ativos ponderados pelo risco e requisitos mínimos de capital. Liquidez e Solvência de bancos. Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). Sistema Financeiro Nacional.

BIBLIOGRAFIA: Ref. ECONOMIA

1. ABREU, M. P. (org.). A Ordem do Progresso: Cem anos de Política Econômica Republicana 1889‐1989. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1990. 
2. ALEM, Ana Cláudia e GIAMBIAGI, Fabio. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2a edição, 2007. 
3. BARROS, Ricardo Paes de; HENRIQUES, Ricardo; e MENDONÇA, Rosane. A estabilidade Inaceitável: Desigualdade e Pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, Texto para Discussão no 800, junho de 2001. Disponível em: http://www.pm.al.gov.br/bpa/publicacoes/desigualdade_brasil.pdf. 
4. BLANCHARD, O. Macroeconomia: Teoria e Política Econômica. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. 
5. BUSSAB, Wilton e MORETTIN, Pedro. Estatística Básica. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. 
6. CARVALHO, F.J.C.. Economia Monetária e Financeira. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2007.
7. DAMODARAN, A. Finanças Corporativas: teoria e prática. Porto Alegre: Editora Bookman, 2004. 
8. DINIZ, Clélio Campolina ‐ “Repensando a questão regional brasileira: tendências, desafios e caminhos”, Desenvolvimento em Debate 3 – Painel: Distribuição de Renda: redução de
disparidades regionais, BNDES, 2002 (http://www.bndes.gov.br/conhecimento/publicacoes/catalago/liv_debate.asp). 
9. FERRAZ, J.C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L.. Made in Brazil. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/gic/livros/Made_in_Brazil_v1.pdf. 10. FERREIRA, F.M.; MEIRELLES, B.B. (org.) Ensaios sobre Economia Financeira. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro/EnsaioEconFinanceira.pdf. 
11. FINNERTY, John D., Project Finance: Engenharia financeira baseada em Ativos. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1998. 
12. GIAMBIAGI, F. et alli. Economia Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004. 
13. GONÇALVES, Reinaldo, BAUMANN, Renato; e CANUTO, Otaviano. Economia Internacional: Teoria e Experiência Brasileira. Editora Campus, 2004. 
14. GUJARATI, D.M.. Econometria Básica. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. 
15. KUPFER, D. e HASENCLEVER (org.). Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticas no Brasil. Editora Campus, 2002. 
16. LIMA, Gilberto Tadeu et. al. Regulação Financeira e Bancária. São Paulo: Atlas, 2005. 
17. MAY, P.; Lustosa, M. C. e Vinha, V. de (org.). Economia do Meio Ambiente: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003. 
18. PINDYCK, Robert & RUBINFELD, D. (2004).
Microeconomia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 
19. Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Disponível em:
http://www.mct.gov.Br/upd_blob/0203/203406.pdf. 
20. Política de Desenvolvimento Produtivo. Disponível em: http://www.desenvolvimento.gov.br/pdp/arquivos/destswf1212175349.pdf. 
21. Presidênica da República. Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. http://www.brasil.gov.br/pac/ 
22. PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática Financeira Objetiva e Aplicada. São Paulo: Ed.
Saraiva,2009. 
23. ROCHA, S.. “Impacto sobre a pobreza dos novos programas federais de transferência de renda”, Revista de Economia Contemporânea, 9(1), jan/abr 2005, IE/UFRJ ‐ http://www.ie.ufrj.br/revista/pdfs/impacto_sobre_a_pobreza_dos_novos_programas_federais_de_transferencia_de_renda.pdf. 
24. ROSS, S., BRADFORD, J. e WESTERFIELD, R.. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Ed. Atlas, 2002. 
25. TIGRE, P.. Gestão da Inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 
26. VARIAN, Hal R.. Microeconomia: Princípios Básicos – Uma Abordagem Moderna. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2003.

PSICOLOGIA

I ‐ PSICOLOGIA E PRÁTICAS DO TRABALHO: 
Psicologia e modos de produção. Função da psicologia aplicada ao campo do trabalho e suas implicações. O trabalho como instituição. Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações. 

II ‐ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: História e desdobramentos. Os principais sistemas, processos e técnicas da psicologia organizacional. Procedimentos de recrutamento, seleção, treinamento/ desenvolvimento, avaliação e planejamento de carreira. Análise e desenvolvimento organizacional. Cultura e clima organizacional. Diagnóstico de conflitos organizacionais. Desenvolvimento de estratégias para a prevenção e solução de problemas humanos nas organizações. 

III ‐ COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES: 
Processos cognitivos, motivacionais, emocionais e processos de aprendizagem e de linguagem. Visão interdisciplinar para compreensão do sujeito em suas relações no ambiente de trabalho. Personalidade e comportamento. Subjetividade humana. Identidade e relação com o universo laboral. Motivação no trabalho – teorias e técnicas. 

IV ‐ ASPECTOS PSICOSSOMÁTICOS DO COMPORTAMENTO: 
Saúde e doença no contexto do trabalho. O saber do psicólogo na prevenção, reabilitação e promoção da saúde dos trabalhadores. Processos psicopatológicos gerados na interação entre o homem e o trabalho. Depressão, estresse e outras psicopatologias ocupacionais. Assédio moral e sexual. Qualidade de vida no trabalho – fundamentos, planejamento e desenvolvimento de programas. Aspectos psicossociais em ergonomia. Segurança do Trabalho – aspectos psicológicos. 

V ‐ PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES: 
Teorias de aprendizagem aplicadas à Gestão e ao Desenvolvimento Humano. Metodologias em desenvolvimento humano. Capacitação e treinamento em ambientes organizacionais. Gestão por competências. 

VI ‐ GRUPOS DE TRABALHO E LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: 
O indivíduo na organização e padrões de interação social. Análise das relações interpessoais e interfuncionais nos ambientes de trabalho. Poder nas organizações. Liderança – Personalidade e estilos; Formação de líderes nas organizações; Liderança e suas implicações no clima organizacional e no desenvolvimento de equipes. Dinâmica de grupo – Diferentes abordagens e teorias. Vivência de relações humanas em grupo. Técnicas de coordenação e avaliação do processo grupal. 

VII ‐ ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAS: 
Dimensões da responsabilidade social corporativa e suas implicações para a gestão de pessoas. Ética, valores e cultura e sua relação com a responsabilidade social. Implicações éticas na atuação do psicólogo.

BIBLIOGRAFIA: Ref. PSICOLOGIA (Em ADMINISTRAÇÃO)

1. ASHLEY, Patrícia Almeida (Org.). Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva. 
2. BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à Administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4a Ed. São Paulo: Atlas, 2009. 
3. CAMPOS, Dinael Correia de. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. São Paulo: LTC, 2008. 
4. CHARAN, Ram. O Líder Criador de Líderes. Ed. Campus. 
5. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 2a Ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. 
6. DAVEL, E.; VERGARA, S. C. Gestão com Pessoas e Subjetividade. SP: Atlas, 2001. 
7. DRUMMOND, V. S. Confiança e Liderança nas Organizações. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2007. 
8. DUTRA, Joel de Souza. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. Ed. Atlas. 
9. FLEURY, H. J. & MARRA, M. M. Intervenções Grupais nas Organizações. SP: Agora, 2005. 
10. FRANÇA, Ana Cristina Limonge. Qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Atlas, 2004. 
11. FRANÇA, Ana Cristina Limonge. Stress e Trabalho: uma abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas, 2005. 
12. GOULART, Iris Barbosa (org.). Psicologia organizacional e do trabalho. Teoria, pesquisa e temas correlatos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 
13. GRIFFIN, R. W. & Moorhead, G. Fundamentos do comportamento organizacional . São Paulo: Ática, 2006.  
14. KRUMM, Diane. Psicologia do Trabalho. São Paulo: LTC, 2005. 
15. MINICUCCI, A. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. São Paulo: Atlas, 2000. 
16. NEBENZAHL, L. C. A rejeição nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. 
17. PEREIRA, Ana Maria Benevides. Burnout:Quando o trabalho ameaça o bem‐estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 
18. ROBBINS, S. P. Comportamentoorganizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 
19. RUAS R., ANTONELLO C. S., BOFF L. H. Os novos horizontes de gestão: aprendizagem organizacional e competências. São Paulo: Bookman, 2005. 
20. TAMAYO, A. & Porto, J. B. Valores e comportamento nasorganizações. Petrópolis: Vozes, 2005. 
21. ROTHMANN, I. & Cooper, C. Fundamentos de Psicologia organizacional e do Trabalho. Rio deJaneiro: Elsevier, 2009. 
22. SPECTOR, P. E. Psicologia nas Organizações. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 
23. TAMAYO, Álvaro. Cultura e saúdenas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
24. ZANELLI, J. C., Borges‐Andrade, J. E. & Bastos, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho noBrasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Nenhum comentário:

Itens compartilhados de Antonio Marcos

Plaxo Badge Navegandis...

X