PEDAGOGIA: 1 Planejamento de ensino. 2 Planejamento curricular. 3 Didática. 4 Formulação de
objetivos de ensino. 5 Taxonomia de objetivos educacionais: Taxonomia de Bloom. 6 Recursos de
ensino. 7 Metodologia de ensino. 8 Avaliação da aprendizagem (montagem de provas; tipos de itens;
critérios para dosagem de conteúdo e para valoração de questões). 9 Habilidades e competências. 10
Elaboração de projetos pedagógicos. 11 Tecnologia da educação. 12 Educação a distância. 13
Estatísticas educacionais. 14 Educação corporativa. 15 Projeto pedagógico.
PSICOLOGIA: I A PESSOA E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. 1 Teorias psicodinâmicas do
desenvolvimento da personalidade. 2 Psicopatologias: diagnóstico e evolução (depressão, TOC,
transtorno bipolar, estresse pós-traumático, stress, TAG, síndrome do pânico; dependência química,
entre outras). 3 Possibilidades de intervenção na área psicossocial: planos, programas, projetos e
atividades de trabalho, psicoterapia breve, terapia de grupo. 4 Doenças sexualmente transmissíveis. 4.1
Atuação em programas de prevenção e tratamento. 5 As fontes de tensão: as emoções, as frustrações, a
motivação, os conflitos. 6 Teorias da motivação. 7 Percepção, atitudes, valores e diferenças individuais.
8 Comunicação interpessoal. 9 O relacionamento interpessoal. 10 O comportamento social e o
desenvolvimento de equipes – a Sociometria. 11 Teorias e técnicas de dinâmica de grupo. 12 Liderança:
teorias. 14 A organização como sistema e o desenvolvimento organizacional: pressupostos básicos,
processos, técnicas. 14 Qualidade de vida no trabalho. 15 Clima organizacional. 16 Cultura
organizacional. 17 Métodos e técnicas de pesquisa organizacional. II MODELOS E PROCESSOS DE
GESTÃO DE PESSOAS. 1 Modelos de gestão de pessoas. 2 Gestão de pessoas por Competências.
Conceito e tipologia de competências. Identificação e priorização de competências. Mapeamento de
perfis profissionais por competências. Avaliação de potencial e banco de talentos. 3 Recrutamento e
seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados. Seleção por
competências. 4 Análise de cargo: objetivos e métodos. 5 Avaliação de perfil comportamental: teorias,
métodos e técnicas. 6 Instrumentos psicológicos - testes projetivos, cognitivos, inventários aprovados
pelo Conselho Federal de Psicologia: fundamentos, aplicação, correção, levantamento, análise,
elaboração de laudos e tabelas. 7 Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Identificação das
necessidades de treinamento por competência. O papel do T&D nos programas de gestão de
competência. Recursos de ensino. Metodologias de ensino. 8 Avaliação e gestão de desempenho.
Indicadores de desempenho. Avaliação de resultados. III O PSICÓLOGO NAS ORGANIZAÇÕES. 1 Papel
profissional, atribuições e competência técnica do psicólogo nas organizações. 2 A ética do psicólogo nas
organizações.
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SERVIÇO SOCIAL: 1 Ambiente de atuação do assistente social nas organizações. 1.1 Instrumental de
pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e
quantitativas. 1.2 Propostas de intervenção na área social: planos, programas, projetos e atividades de
trabalho. 1.3 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual,
técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na
equipe interprofissional (relacionamento e competências). 1.4 Diagnóstico. 2 Estratégias de trabalho
institucional. 2.1 Conceitos de instituição. 2.2 Estrutura brasileira de recursos sociais. 2.3 Uso de
recursos institucionais e comunitários. 2.4 Redação de correspondências oficiais: laudo e parecer
(sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social. 3 Atuação em programas de
prevenção e tratamento. 3.1 Uso do álcool, tabaco e outras drogas: questões cultural, social e
psicológica. 3.2 Doenças sexualmente transmissíveis. 3.3 AIDS. 3.4 Atendimento às vítimas. 4 Políticas
sociais. 4.1 Políticas de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS). 4.2 Política nacional do idoso; estatuto do
idoso. 4.3 Estatuto da criança e do adolescente. 5 Legislação de serviço social. 5.1 Níveis, áreas e limites
de atuação do profissional de serviço social. 5.2 Ética profissional. 6 Novas modalidades de família:
diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento. Alternativas para a
resolução de conflitos: conciliação e mediação. 7 Lei n.º 8.742/93 – Lei Orgânica da Assistência Social
(LOAS), que regulamenta os artigos 203 e 204 da Constituição Federal e define os princípios doutrinários
e organizativos da Política Pública de Assistência Social.
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