http://politicaexterna.com.br/revistas/vol-24-no1/
- Barreiras regulatórias: um novo desafio para a governança da OMC O comércio mundial do século XXI traz como principal desafio a eliminação de barreiras mais complexas, menos aparentes e de difícil negociação: as “behind the border barriers”, contidas nos sistemas jurídicos nacionais e resultantes ou não de acordos plurilaterais e megapreferenciais.
- Diálogos sobre o clima na ONU em Paris: como chegamos aqui e o que esperar Os preparativos para a conferência sobre a mudança climática global, a ser realizada em Paris em dezembro, estão se aquecendo paralelamente com o planeta, e os negociadores nos diálogos sobre o clima promovidos pela ONU divulgaram recentemente uma proposta básica de um acordo.
- Geoeconomia: a lógica geopolítica no comércio mundial O artigo busca definir o campo da Geoeconomia e destacar uma dimensão contemporânea central da prática geoeconômica entre as grandes potências internacionais: o comércio mundial.
- As operações de manutenção da paz e o Secretariado das Nações Unidas As operações de manutenção da paz são as ações mais efetivas, críticas e de maior visibilidade das Nações Unidas na comunidade internacional.
- Os acordos entre a Argentina e a China: presente e perspectivas Será a Argentina capaz de extrair benefícios, não apenas em curto prazo, de todos os acertos e compromissos alcançados com a China, mesmo que tais acordos tenham sido fomentados pela urgente necessidade de compensar a escassez de divisas estrangeiras?
- Medidas técnicas ao comércio internacional: facilitadoras de comércio ou barreiras não tarifárias? O comércio internacional é benéfico para os países por diversos motivos, entre eles ser fonte de recursos financeiros e proporcionar maior variedade e disponibilidade de bens aos consumidores.
- O acordo nuclear com o Irã: o papel e as contribuições das sanções internacionais O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade, em julho de 2015, a resolução que pode encerrar uma década de confrontação entre o Irã e o sistema coletivo de segurança.
- Veredas da descarbonização Quase todos os economistas concordam que o carvão deve ter um preço. Isso pode não ser suficiente, porém, mesmo que seja alcançado um acordo sobre seu preço mundial.
- O acordo nuclear com o Irã: entre a esperança da paz e o precipício do medo O presente artigo descreve o processo que garantiu a preservação do pacto com o Irã no Congresso dos Estados Unidos, a despeito dos esforços em contrário das maiorias republicanas que controlam a Câmara de Representantes e o Senado, apoiadas explicitamente pelo governo de Israel.
- A vez e a hora da diplomacia no Oriente Médio Este artigo discorre sobre os antecedentes próximos e remotos do programa nuclear iraniano e seus efeitos sobre as relações de Teerã com sua vizinhança e com Washington e Tel Aviv.
- As dimensões regionais do acordo nuclear do Irã O Oriente Médio é uma das regiões mais perigosas do mundo. A importância do Tratado de Viena, que foi recebido com justificável entusiasmo, não deve ofuscar as repercussões sobre o seu impacto na política regional do Oriente Médio.
- Energia nuclear no Brasil e no Irã Os esforços para evitar o uso e a proliferação das armas nucleares começaram muito antes da primeira bomba atômica ter sido lançada sobre o Japão, em 1945.
- O acordo nuclear com o Irã vai ser efetivo? O Acordo de Viena sobre o projeto nuclear iraniano evitou as consequências trágicas da hipótese de o Irã, país inserido na região mais tensa do mundo, obter armamento nuclear.
VOLTAR TOPO
EDIÇÃO ATUAL - VOL. 24 Nº 1
MAIS POLÍTICA EXTERNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário