quinta-feira, 28 de junho de 2012

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Links

Associações Cientificas
Alaic - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación [1]
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Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) [16]

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Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP
 [18]

Núcleo de Comunicação e Educação NCE – USP
 [19]
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Political Communication Center - University of Oklahoma [21]
Political Communication Lab - Stanford University [22]

SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo
 [23]
The Annenberg Public Policy Center - The University of Pennsylvania [24]
The Joan Shorenstein Center on the Press, Politics and Public Policy - Harvard University [25]
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 [37]
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Entidades de Jornalismo e Comunicação
Abecom – Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social [38]
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Abepec (Emissoras Públicas, Educativas e Culturais) [40]
Abraço - Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária [41]
Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo [42]
Amarc [43]
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Felafacs – Federação Latino-americana de Faculdades de Comunicação Social [46]
Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas [47]
Fitert - Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão [48]

FIJ – Federação Internacional dos Jornalistas
 [49]
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Jornalismo para o Desenvolvimento [52]
Multi-Rio - Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro [53]
Oboré [54]
Observatório de Favelas [55]
FNPI – Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-americano [56]
Página 1 - Associações Cientificas [57]
Página 2 - Entidades de Jornalismo e Comunicação
 [27]
Página 3 - Governo Brasileiro [28]
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Página 5 - Instituições de Pesquisas Governamentais
 [30]
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terça-feira, 19 de junho de 2012

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Detalhes:



Objetivos: Capacitar funcionários de instituições parceiras do MDIC no Programa Desenvolvimento do Comércio Exterior e da Cultura Exportadora, para que possam difundir a cultura exportadora e orientar as empresas de sua região que desejam exportar.
Para realizar um treinamento para Agentes de Comércio Exterior em sua cidade ou região são necessários:
1) No mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) candidatos que trabalhem em instituições que tenham interesse em estimular as exportações e que atuem junto às empresas de pequeno porte, por exemplo, Federações Estaduais de Indústria, SEBRAE, Associações de classe de setores com potencial exportador, Cooperativas; Banco do Nordeste, CAIXA, CORREIOS, Prefeituras Municipais e outras similares. É necessário que os candidatos estejam familiarizados com o uso da Internet para realizar os trabalhos que são ministrados durante o treinamento.
2) A infra-estrutura para realização do treinamento, que deverá ser disponibilizada pelos parceiros locais consiste em:
  • “Sala com cadeiras móveis” e capacidade para 30 (trinta) alunos. (Obs.: auditórios não são adequados para estes treinamentos);
  • Flip chart com bloco e respectivas canetas
  • Quadro branco com respectivas canetas
  • Computador conectado à Internet com projetor (durante todo o período do Curso), software Power-point e navegador de internet, entrada de USB e leitora de CD-ROM (durante todo o período do Curso).
  • Um computador para cada dois alunos no segundo dia do curso (no período da tarde) e durante o terceiro dia do treinamento (no período da manhã). Para exemplificar, se forem 30 alunos serão necessários 15 computadores, localizados em ambiente próximo à “sala com cadeiras móveis”.
  • Disponibilizar durante o período do Treinamento um funcionário para apoio administrativo no local do treinamento.
  • Deverá ser oferecido lanche para aos alunos nos intervalos da manhã e da tarde.
  • Apoio logístico para deslocamento dos instrutores, quando o treinamento for ser realizado em cidades do interior do estado (locais sem acesso por via aérea regular).

3) Informações adicionais:
Carga-horária – 24 horas-aula, ministradas em 3 dias úteis, das 8:00 às 18:00.
O MDIC/SECEX disponibilizará os dois formadores (instrutores) encarregados de ministrar o treinamento e, também, enviará o material didático a ser utilizado.
O treinamento deverá ser gratuito para os participantes.
Não são emitidos certificados pela Coordenação do Projeto. Entretanto, se o parceiro local desejar poderá emitir os certificados para os participantes. Neste caso, para ter direito ao certificado é necessário que o participante obtenha uma frequência de no mínimo 75%.
O agendamento é realizado procurando conciliar a disponibilidade dos formadores (instrutores) do MDIC/SECEX; a programação estabelecida em função da demanda recebida anteriormente pela instituição e as necessidades dos parceiros locais no que se refere à disponibilidade da infraestrutura para o treinamento e à mobilização do público-alvo.
Após a realização do treinamento as fichas de avaliação dos instrutores, do treinamento e as lista de frequência deverão ser enviadas para a Coordenação do projeto;
Os agentes são voluntários e seu trabalho consiste em orientar o empresário de pequeno porte sobre como exportar e difundir a cultura exportadora em suas regiões de origem
Conteúdo Programático do Treinamento:
  • Panorama do Comércio Exterior
  • Cultura Exportadora
  • Plano de Internacionalização
  • Planejamento da Exportação
  • Variáveis de controle da empresa (Produto, Promoção, Praça, Preço);
    Ações e ferramentas de apoio ao exportador;
    Acordos Comerciais;
    Regras de Origem;
    Defesa Comercial;
    Financiamento e Seguro;
    Incentivos Fiscais;
    Regimes Aduaneiros;
    Formação de preço.
    Procedimentos Operacionais na Exportação
  • Órgãos Gestores e Anuentes;
  • Sistema Integrado de Comércio Exterior;
  • Fase do processo de exportação;
  • Operações Simplificadas.

Caso tenha interesse em viabilizar a realização de um “Treinamento para Agentes de Comércio Exterior” em sua cidade e possibilidade de atender aos pré-requisitos, entre em contato com a Coordenação do Projeto Redeagentes, por intermédio do e-mail agentes@mdic.gov.bre informe os seguintes dados: Município; Estado; Instituição; perfil do público, quantidade prevista de participantes; nome, telefone e e-mail do interlocutor no local. A equipe de coordenação do projeto entrará em contato para programar a realização do treinamento.
Maiores informações sobre os treinamentos da Redeagentes e respectivos pré-requisitos poderão ser obtidas na seção de questões freqüentes (FAQs) deste site.



América do Sul e integração regional


UNASUL

A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é formada pelos doze países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008. Dez países já depositaram seus instrumentos de ratificação (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), completando o número mínimo de ratificações necessárias para a entrada em vigor do Tratado no dia 11 de março de 2011

CALC

Desde meados do século XX, a integração regional consolida-se como importante fenômeno internacional. O estreitamento dos laços políticos e econômicos entre povos que compartilham herança histórica e vizinhança geográfica permite enfrentar melhor os desafios do mundo globalizado.

CELAC

A Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos – CELAC foi criada na “Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe”, realizada na Riviera Maya (México), em fevereiro de 2010, em histórica decisão dos Chefes de Estado e de Governo da região. A Cúpula da Unidade compreendeu a II Cúpula da América Latina e o Caribe sobre Integração e Desenvolvimento – CALC e a XXI Cúpula do Grupo do Rio.

MERCOSUL

A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai assinaram, em 26 de março de 1991, o Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O objetivo primordial do Tratado de Assunção é a integração dos quatro Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Em dezembro de 1994, foi aprovado o Protocolo de Ouro Preto, que estabelece a estrutura institucional do MERCOSUL e o dota de personalidade jurídica internacional.

ALADI

A ALADI é o maior mecanismo latino-americano de integração, composto por 12 países-membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esse conjunto de países totaliza 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 500 milhões de habitantes. Atualmente, a ALADI passa por um processo de expansão para a América Central, com a Adesão de Nicarágua e Panamá.




Cinco ferramentas para proteger a privacidade do jornalista | IJNet

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sexta-feira, 15 de junho de 2012

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Perguntas e repostas frequentes - FAQ



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Tire aqui suas dúvidas sobre alimentos e produtos de origem animal e vegetal que podem entrar no nosso país



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Unidades de Atendimento ao Contribuinte - Receita Federal

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Relatórios Internacionais - SERASA

O site oferece serviço de relatórios com informações comerciais de empresas no exterior, possibilitando que empresas brasileiras pesquisem os riscos e obtenham dados seguros de crédito antes da realização de negócios.



Cidades do Mercosul

Sites de Cidades do Mercosul e Órgãos Governamentais.



Newseum

Site com a primeira página jornais do mundo inteiro. Na parte superior da página ampliada está o link para acessar o jornal desejado.



Yellow Pages Brazil

Informações multissetoriais, cadastros de empresas brasileiras exportadoras e importadoras de todos os seguimentos da economia.



União Postal Universal

Portal com links para os serviços postais de diversos países.



World Yellow Pages

O Site disponibiliza listas de A – Z, com informações de: produtos e serviços, oportunidades de negócios e links das páginas amarelas dos países.



Market Information in the Commodities Area

Site em inglês da UNCTAD que dispõe sobre informações da área de Commodities.



Comex do Brasil

Revista eletrônica atenta às movimentações políticas e iniciativas dos governos federal, dos estados e de alguns dos principais responsáveis pela implementação da política brasileira para o comércio exterior



Moedas do Mundo

Site do Banco Central que ao clicar em algum país, o sistema informa a taxa de cambio.



Publicações da UNCTAD/WTO



Ask Numbers

Site de consulta a unidades de medida e conversões. (em inglês)



Oanda

Conversões de moedas com gráficos e planilhas para download.



Unidades Legais de Medida - INMETRO

Site do INMETRO que apresenta o Sistema Internacional de Medidas.



Dias de Feriados no Mundo

Site que informa todos os feriados no mundo, feriados escolares, feiras internacionais e grandes manifestações desportivas.



Glossário de Comércio Exterior - Serpro

Conjunto de termos utilizados no comércio exterior, descrevendo seus significados e conceituação, desdobrando as siglas para facilitar o entendimento da nomenclatura usada nas atividades da área.



Conversores de Medida

Site OnlineConversion.com (em inglês)



Glossário - Siglas e Abreviaturas (fonte: site da Edições Aduaneiras)



Glossário - Termos Aduaneiros e de Comércio Exterior (fonte: site da ALADI)



Informações cadastrais - Portal dos Guias Telefônicos do Brasil e do Exterior

Este site agrupa as páginas amarelas (negócios) e brancas (pessoais) das listas telefônicas do Brasil e do Mundo. É um importante instrumento de pesquisa, pois permite identificar empresas no exterior pelo ramo de atividade e/ou categoria de produtos



Publicações - Export News

Portal de Exportação, que traz informações sobre mercados, artigos, prestadores de serviços, além de oportunidades de negócios.



Publicações - Newspapers and magazines on the internet

Links para jornais e revista de todo o mundo.



Informações climáticas - Previsão do Tempo no Brasil

Site do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET



Informações geográficas - Mapas do Mundo

Site do Mapquest.com oferece mapas de todas as regiões do globo (em inglês)



Informações socioeconômicas - The World Factbook (CIA)

Site mantido pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), contendo informações econômico-sociais, atualizadas, de países.



Informações climáticas - Previsão do Tempo no Mundo

Site do Wheather.com



Constituição de Empresas - Juntas Comerciais



Constituição de Empresas - Registro Mercanti l



Constituição de Empresas - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica-CNPJ (SRF)



Constituição de Empresas - Sistema Integrado de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES (SRF)



Ferramentas on-line de Auxílio à Tradução - Altavista



Ferramentas on-line de Auxílio à Tradução - Freetranslator



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Ferramentas on-line de Auxílio à Tradução - Traducciongratis



SINTEGRA - Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços



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domingo, 18 de março de 2012

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https://www.amgasparin.wordpress.com (Bloquearam meu acesso ao meu blog!)

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AMG_AQUI

Blog experiência - função liberar espaço do HD - objetivo - acessar arquivos em qualquer lugar...

sábado, 17 de março de 2012

2012_MAR_17_BRASIL_MARCOS_DE_REFERENCIA_PNAGE_AMGasparin_pesquisa_admespipp_2004

EM 2004, no Brasil,conforme planilha coletada em arquivos do HD, para efeito de noções situacionais institucionais governamentais brasileiras, conforme o PNAGE - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIROS E DO DISTRITO FEDERAL



1ª Planilha de Compartilhamento - Marcos de Referência

SOLUÇÕES ADESÃO (%)

1. Fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão de políticas públicas 81,48%

2. Desenvolvimento de políticas e da capacidade de gestão de recursos humanos 74,07%

3. Modernização de estruturas organizacionais e de processos administrativos 77,78%

4. Fortalecimento de mecanismos de transparência administrativa e de comunicação 81,48%

5. Modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia de informação 77,78%

6. Desenvolvimento de uma cultura de promoção e implantação de mudança institucional 55,56%

7. Administração, Monitoramento e Avaliação (UEE´s) 74,07%

Obs: As 27 unidades da Federação entregaram sua primeira versão entre abril e junho de 2004, conforme lista anexada à planilha

1ª Planilha de Compartilhamento - Marcos de Referência


SOLUÇÕES ADESÃO (%)

1. Planejamento e gestão de políticas públicas 81,48%

1.1 - Modelo de Gestão por Programa concebido 51,85%

1.2 - Modelo/Metodologia/Sistemática de acompanhamento, monitoramento e avaliação de Programas 48,15%

1.3 - Funções Planejamento, Gestão e/ou Orçamento redesenhadas e integradas 59,26%

1.4. - RH nas áreas de planejamento, orçamento e gestão (ênfase dos Estados) 55,56%

2. Políticas e gestão de recursos humanos 74,07%

2.1 - Adequação da legislação estadual às normas federais 25,93%

2.2 - Plano e Gestão de cargos, carreiras e salários elaborados 40,74%

2.3 - Política e Sistema de Gestão de RH modelado 62,96%

2.4 - Sistemas de Informação e Base de Dados (RH) elaborados ou atualizados 40,74%

2.5 - Previdência 14,81%

2.6 - Conselho de RH (Fórum Permanente de negociação com o servidor) 3,70%

2.7 - Organização e Função das Escolas de Governo concebidas 7,41%

3. Estrutura organizacional e processos administrativos 77,78%

3 - Estrutura Organizacional e Processos Administrativos 3,70%

3.1 - Sistema de Informações Gerenciais/Operacionais e Modelos de Gestão concebidos 51,85%

3.2 - Processo/Sistema de Logística desenvolvido 48,15%

3.3 - (Re)estruturação Organizacional (e funcional) 33,33%

3.4 - Concepção ou Melhoria de Metodologia de Processos (doc., rotinas e procedimentos) 37,04%

3.5 - Central de Parceria PPP 3,70%

3.6 - Auditoria Preventiva (Procedimentos e sistemas - Controle Interno e Externo) 7,41%

3.7 - Sistema de Avaliação Institucional 0,00%

4. Transparência administrativa e comunicação 81,48%

4.1 - Consulta Popular e Participação da sociedade (Controle, prestação de contas e resultados via web e imprensa) possibilitadas 48,15%

4.2 - Agências Reguladoras (re)definidas e formalizadas 3,70%

4.3 - Corregedoria, Controle Interno e Ouvidoria, monitoramento concebidos - denúncias, soluções, divulgações, avaliação da qualidade do serviços oferecidos 62,96%

4.4 - Parceria Público e Privado (Conselhos) erstabelecida 18,52%

4.5 - Comissões Disciplinares e Código de Ética criados 40,74%

4.6 - Fórum de negociação (comunicação) com Sindicatos concebido 33,33%

4.7 - Normatização dos procedimentos administrativos criada 11,11%

4.8 - Articulação do órgão central de comunicação (com demais instituições) desenvolvida 25,93%

4.9 - (Re) Desenho de Competências elaborado 3,70%

4.10 - Sistema e Tratamento de Dados criados 3,70%

4.11 - Unidade móvel para atender população carente estruturado 3,70%

4.12 - Serviços eletrônicos disponibilizados 7,41%

4.13 - Serv. Integrados disponibilizados 7,41%

5. Gestão da informação (GI) e sistemas de tecnologia da informação (TI) 77,78%

5.1 - Sistemas de Gestão da Informação 0,00%

5.1.2 - na área de Gestão de RH desenvolvidos e integrado 33,33%

5.1.3 - SIORG estaduais customizado 14,81%

5.1.4 - Sistema Integrado de Atendimento ao cidadão inclusive o auto-atendimento concebido 11,11%

5.1.5 - Sistema de gestão da Memória Administrativa concebida de forma integrada (com acesso on line operando em ambiente web) 7,41%

5.1.6 - Sistema de gestão da segurança da informação concebida 11,11%

5.1.7 - Sistema de Arrecadação tributária desenvolvido 3,70%

5.1.8 - Corregedoria, Controle Interno, Ouvidoria, monitoramento concebidos - denúncias, soluções, divulgações, avaliação da qualidade do serviços oferecidos 25,93%

5.1.9 - Sistema de Gestão de Logística 0,00%

5.1.10 - Gestão de recursos de TI desenvolvidos e integrados 44,44%

5.1.11 - Informações Estatísticas e Banco de Dados 7,41%

5.2 - Sistemas de Teconologia da Informação 0,00%

5.2.1 - Sistemas de Logística 51,85%

5.2.2 - Governo informatizado (eletrônico?) 25,93%

5.2.3 - Parque tecnoógico (re)estruturado 25,93%

5.2.4 - Sistemas de Apoio, Suporte, Atualização e outros 25,93%

5.2.5 - Sistemas de Processos (rotinas, documentos, etc)

5.2.6 - Portal de Compras governamentais concebido 7,41%

5.2.7 - Solução web para ensino à distância criada 3,70%

5.2.8 - Desenvolvimento de módulos com novas funcionalidades para o sistema UPO 3,70%

5.3 - Gestão da Área de TI 7,41%

6. Promoção e implantação de mudanças institucionais6. Promoção e implantação de mudanças institucionais 55,56%

6.1 - Gestão para Mudanças 29,63%

6.2 - Práticas de Gestão para mudanças 33,33%

6.3 - Outros modelos e práticas de gestão 37,04%

7. Administração 74,07%

7.1 Administração do Projeto 51,85%

7.2 Monitoramento e Avaliação 55,56%

1ª Planilha de Compartilhamento - Marcos de Referência


SOLUÇÕES AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO

1. Planejamento e gestão de políticas públicas x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

1.1 - Modelo de Gestão por Programa concebido x x x x x x x x x x x

1.1.1 - Sistema de informação para elaboração e acompanhmento do PPA concebido x

1.1.2 - Monitoramento e Metodologia de Avaliação (PPA) x x

1.2 - Modelo/Metodologia/Sistemática de acompanhamento, monitoramento e avaliação de Programas

1.2.1 - Coleta, gestão, integração de informações (monitoramento e avaliação) x x x x x x x x

1.2.2 - Sistema de informações gerenciais de monitoramento e avaliação x

1.2.3 - Módulo de monitoramento e avaliação do PPA x

1.2.4 - Banco de Dados (estatístico) elaborado (acompanhamento e avaliação de Programas) e atualizado x x x

1.2.5 - Curso de cidadania e mecnismos de accoutability definidos x

1.3 - Funções Planejamento, Gestão e/ou Orçamento redesenhadas e integradas x x x x x x x x

1.3.1 - Sistema de acompanhanento, controle e avaliação de convênios/contrato concebido x

1.3.2 - Sistema de inforamação para elaboração e acompanhamento do orçamento concebido x

1.3.3 - Sistema de Elaboração orçamentária x

1.3.4 - Sistema Integrado de Planejamento x x x x x x

1.3.5 - Planejamento Participativo e coordenação x x x x x x

1.3.6 - Instrumentos de Planejamento, regional, Central, territorial e intersetorial x x x

1.4. - RH nas áreas de planejamento, orçamento e gestão (ênfase dos Estados)

1.4.1 - Pessoal qualificado e capacitado para a formulação e coordenação de Programas, projetos e políticas públicas. x x x x

1.4.2 - Carreira de Gestor e capacitação x x

1.4.3 - Política de avaliação de desempenho elaborada x x x x x x x x x x x x x x

1.4.4 - Sala de Situação x

2. Políticas e gestão de recursos humanos x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

2.1 - Adequação da legislação estadual às normas federais x x x x x x x

2.2 - Plano e Gestão de cargos, carreiras e salários elaborados x x x x x x x x x x x

2.2.1 - Criação da Carreira de Gestor (1.6.1) x x x

2.2.2 - Recrutamento e Provimento de cargos x x

2.2.3 - Sistema de remuneração calcado no desempenho criado x

2.2.4 - Sistemática de Avaliação de Desempenho+A52 x x x x

2.3 - Política e Sistema de Gestão de RH modelado x x x x x x x x x x x

2.3.1 - Plano Estratégico de RH vinculado aos objetivos e metas do governo x

2.3.2 - Programa de Capacitação dos servidores elaborado x x x x x x x x x x x

2.3.3 - Política Motivacional x x x

2.3.4 - Dimensionamento e realocação da força de trabalho permanentemente revista (e/ou fixação da força de trabalho) x x

2.3.5 - Sistema de Gestão por Competências e novas soluções de aprendizagem x

2.3.6 - Código de ética elaborado x

2.4 - Sistemas de Informação e Base de Dados (RH) elaborados ou atualizados x x x x x x x x x

2.4.1 - Auditoria da folha de pagamentos

2.4.2 - Sistema Integrado de informações de RH desenvolvido em conformidade com o novo modelo de gestão x x

2.5 - Previdência x x x x

2.5.1 - Central de atendimento aos servidores ativos, inativos e Pensionistas x

2.6 - Conselho de RH (Fórum Permanente de negociação com o servidor) x

2.7 - Organização e Função das Escolas de Governo concebidas * x

2.7.1 - Cursos da Escola de Gov. flexibilizados e difundidos entre a maioria dos servidores estaduais por meio multimídia (e-learning) x

2.7.2 - Universidade Corporativa x

3. Estrutura organizacional e processos administrativos x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

3 - Estrutura Organizacional e Processos Administrativos x

3.1 - Sistema de Informações Gerenciais/Operacionais e Modelos de Gestão concebidos x x x x

3.1.1 - Modelo integrado de gestão de processos administrativos x x

3.1.2 - Unidade Gestora elaborada x x

3.1.3 - Memória Administrativa sistematizada x x x x x x

3.1.4 - Banco de Dados concebido x

3.2 - Processo/Sistema de Logística desenvolvido

3.2.1- Processo/Sistema de Compras, estoque e contratos desenvolvido x x x x

3.2.2 - Sistema integrado de controle de fornecedores e registro de preços concebido x

3.2.3 - Sistema de Custo (gestão e controle) x x x x x x x x

3.2.4 - Sistema de Gestão de Patrimônio x x x x x

3.3 - (Re)estruturação Organizacional (e funcional) x x x x x x x x x

3.3.1 - Macro estrutura do Estado redesenhada x

3.4 - Concepção ou Melhoria de Metodologia de Processos (doc., rotinas e procedimentos) x x x x x x x x x x

3.4.1 - Planejamento e Orçamento integrados x x

3.4.2 - Cobrança dívida ativa x

3.4.3 - Controle interno x

3.4.4 - Logísticos x x x

3.4.5 - de Gestão (da memória) Administrativa identificados e (re)desenhados (racionalizados, padronizados e informatizados) x x x

3.4.6 - Produção de serviços de apoio à gestão

3.4.7 - Informatização x

3.4.8 - Modelo de Avaliação, regulação e controle dos Serviços concebido x x

3.4.9 - Instrumentos de controle dos contenciosos judiciais concebidos x

3.5 - Central de Parceria PPP x

3.6 - Auditoria Preventiva (Procedimentos e sistemas - Controle Interno e Externo) x x

3.7 - Sistema de Avaliação Institucional

4. Transparência administrativa e comunicação x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

4.1 - Consulta Popular e Participação da sociedade (Controle, prestação de contas e resultados via web e imprensa) possibilitadas x x x x x x x x x x x x x

4.1.1 - Pesquisa com a ferramenta do PQSP nas áreas de Saúde, Segurança e Educação elaborada x

4.2 - Agências Reguladoras (re)definidas e formalizadas x

4.3 - Corregedoria, Controle Interno e Ouvidoria, monitoramento concebidos - denúncias, soluções, divulgações, avaliação da qualidade do serviços oferecidos x x x x x x x x x x x x x x x x x

4.3.1 - Modelo de avaliação sistemática da prestação dos serviços públicos concebido em consonância com a política definida x

4.3.2 - Central de atendimento do cidadão para monitoramento do serviço público, com autonomia funcional x

4.3.3 - Indicadores de desempenho institucional desenvolvidos x

4.4 - Parceria Público e Privado (Conselhos) erstabelecida x x x x x

4.5 - Comissões Disciplinares e Código de Ética criados x x x x x x x x x x x

4.6 - Fórum de negociação (comunicação) com Sindicatos concebido x x x x x x x x x

4.7 - Normatização dos procedimentos administrativos criada x x x

4.8 - Articulação do órgão central de comunicação (com demais instituições) desenvolvida x x x x x x x

4.8.1 - Fórum permanente de divulgação de informação de interesse do servidor (direitos e deveres) criado x

4.8.2 - Comunicação interna e valores éticos sistematizados x

4.8.3 - Sistemas de informações criados (ou aperfeiçoados) e disponibilizados x

4.9 - (Re) Desenho de Competências elaborado x

4.10 - Sistema e Tratamento de Dados criados x

4.11 - Unidade móvel para atender população carente estruturado x

4.12 - Serviços eletrônicos disponibilizados x x

4.12.1 - Governo eletrônico disponibilizado x

4.13 - Serv. Integrados disponibilizados x x

4.13.1 - Canal de Comunicação entre Estados estabelecido (?) x

5. Gestão da informação (GI) e sistemas de tecnologia da informação (TI) x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

5.1 - Sistemas de Gestão da Informação

5.1.1 - Sistema integrado informatizado do ciclo planejamento e gestão x x x x x x x x x x x x x x x

5.1.1.1 - Sistema de informações gerenciais/estratégicas x

5.1.1.2 - Sistema de Acompanhamento (monitoramento, avaliação de desempenhos dos programas finalísticos) do PPA concebido x x

5.1.1.3 - Sistema de execução e acompanhamento orçamentário e financeiro integrado x x x x x

5.1.2 - na área de Gestão de RH desenvolvidos e integrado x x x x x x x x x

5.1.3 - SIORG estaduais customizado x x x x

5.1.4 - Sistema Integrado de Atendimento ao cidadão inclusive o auto-atendimento concebido x x x

5.1.5 - Sistema de gestão da Memória Administrativa concebida de forma integrada (com acesso on line operando em ambiente web) x x

5.1.6 - Sistema de gestão da segurança da informação concebida x x x

5.1.7 - Sistema de Arrecadação tributária desenvolvido x

5.1.8 - Corregedoria, Controle Interno, Ouvidoria, monitoramento concebidos - denúncias, soluções, divulgações, avaliação da qualidade do serviços oferecidos x x x x x x x

5.1.8.1 - Sistema de Avaliação da Prestação de Serviços Públicos adquiridos ou desenvolvidos elaborado e integrado x

5.1.8.2 - Sistema de gestão do controle interno concebido x x x x x x

5.1.8.3 - Sistema de gestão de ouvidorias concebido x

5.1.9 - Sistema de Gestão de Logística

5.1.10 - Gestão de recursos de TI desenvolvidos e integrados x x x x x x x x x x x x

5.1.11 - Informações Estatísticas e Banco de Dados x x

5.1.11.1 - Banco de Dados textual de legislação do Estado desenvolvido x x

5.1.11.2 - Banco de Dados integrados

5.2 - Sistemas de Teconologia da Informação

5.2.1 - Sistemas de Logística x x x x x x x x x x x x x x

5.2.1.1 - dos Bens Patrimoniais desenvolvidos e integrados x x x x x x x x x x x x x

5.2.1.2 - de convênios e Contratos desenvolvidos e integrados x x x x

5.2.1.3 - de apropriação e avaliação de custos desenvolvidos e integrados (em ambiente web) x x x x x x x

5.2.1.4 - de controle da frota de veículos x

5.2.1.5 - de material desenvolvidos e integrados x x x x x

5.2.1.6 - Sistema de controle de contecioso concebido x x

5.2.2 - Governo informatizado (eletrônico?) x x x x x x x

5.2.3 - Parque tecnoógico (re)estruturado x x x x x x x

5.2.4 - Sistemas de Apoio, Suporte, Atualização e outros x x x x x x x

5.2.4.1 - Mecanismos de atualização e integração das bases de dados concebidos x x x x

5.2.4.2 - Suporte tecnológico de sist. Corporativos (re)desenhado x x

5.2.4.3 - Sistema de automação do diário oficial e de gestão da certificação digital concebido x

5.2.4.4 - Utilização de softwares e hardwares regulamentada, inclusive softwares livre x

5.2.5 - Sistemas de Processos (rotinas, documentos, etc) x x

5.2.5.1 - Sistema de Processos Administrativos x

5.2.5.2 - Normatização e documentação do Sistema legado desenvolvido x

5.2.6 - Portal de Compras governamentais concebido x x

5.2.7 - Solução web para ensino à distância criada x

5.2.8 - Desenvolvimento de módulos com novas funcionalidades para o sistema UPO x

5.3 - Gestão da Área de TI x x

5.3.1 - Plano de Carreira Específico da Área Tecnológica aprovado x

5.3.2 - Papel do órgão gestor da informação disseminado x

5.3.3 - Plano Diretor da TI concebido

5.3.4 - Técnicos e usuários capacitados x

6. Promoção e implantação de mudanças institucionais6. Promoção e implantação de mudanças institucionais x x x x x x x x x x x x x x x

6.1 - Gestão para Mudanças x x x x x x x x

6.1.1 - Instrumentos de gestão da mudança criados x x x x

6.1.2 - Mecanismos de promoção, sensibilização e mobilização para melhoria da gestão x x x x

6.1.3 - Formação de líderes voltados para gestão de mudanças x

6.1.4 - Metodologia de gerenciamento de processos de mudança desenvolvida x

6.2 - Práticas de Gestão para mudanças x x x x x x x x x

6.2.1 - Utiliização/criação de banco de talentos x

6.2.2 - Capacitação contínua de servidores x x x x x

6.2.3 - Programa de excelência institucional com avaliações periódicas da reforma concebido x x x x x x

6.3 - Outros modelos e práticas de gestão x x x x x x x x x x

6.3.1 - Programa de valorização do servidor (qualidade de vida) x x

6.3.2 - Diagnóstico de Cultura Organizacional com resultados divulgados (definir papel e avaliar continuamente a cultura organizacional) x x x x x x x x x x

6.3.3 - Gestão para resultados desenvolvida x

6.3.4 - Mecanismos de disseminação dos programas, ações de governo e dos resultados x

6.3.5 - Gestão da memória institucional x

6.3.6 - Normas e regras institucionais sistematizadas x

6.3.7 - Corpo técnico estratégico permanente e estável x

7. Administração x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

7.1 Administração do Projeto x x x x x x x x x x x x x x

7.1.1 - Estruturação e manutenção da EU x x x x x x

7.1.2 - Manutenção da EU garantida x

7.1.3 - Ferramentas de Gestão/administração (gerenciamento) de finanças concebidas x x x x

7.1.4 - Capacitação da Equipe x x x x x x x

7.1.5 - Sensibilização dos atores estratégicos do Governo x

7.1.6 - Integração (equipe) PNAGE/PNAFE x

7.1.7 - Móveis e equipamentos definidos (instalados?) x x x x

7.1.8 - Grupo operacional/executor desenvolvido e contratado (consultoria especializada) x x

7.1.9 - Definição da quantidade de horas p/semana de dedicação da equipe técnica x

7.1.10 - Práticas de gestão disseminadas x

7.1.11 - Aprovação do financiamento pelo governo federal x

7.2 Monitoramento e Avaliação x x x x x x x x x x x x x x x

7.2.1 - Ferramenta (metodologia) de monitoramento do Projeto concebida (capacitação em indicadores) x x x x x x x x x x x x x

7.2.2 - Sistema informatizado (ferramento) de monitoramento e avaliação desenvolvido x x

7.2.3 - Capacitação em gestão (administrativo) de projetos x x x x x

7.2.4 - Sistema de gestão financeira para o projeto desenvolvido x x

7.2.5 - Acompanhamento físico e financeiro disponibilizado no e-gov. x

sexta-feira, 16 de março de 2012

2012_MAR_16_ http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-informativo-tse-no-5-ano-14

http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-informativo-tse-no-5-ano-14

Informativo TSE
Assessoria Especial (Asesp) Ano XIV – No 5 Brasília, 5 a 11 de março de 2012
Informativo TSE 1
SESSÃO ORDINÁRIA
Sustentação oral. Irregularidade. Manifestação. Primeira oportunidade. Preclusão. Mandado de segurança. Descabimento.
A nulidade de qualquer ato, se não arguida no momento de sua prática ou na primeira oportunidade que para tanto se apresente, não mais poderá ser alegada por incidência da preclusão.
Assim, no caso de suposta ilegalidade na distribuição do tempo entre as partes para as respectivas sustentações orais, a parte deveria ter se manifestado contra o ato durante a própria sessão plenária em que ocorrido.
Como a parte não se manifestou no momento oportuno, inviabilizou o manejo do recurso que seria regular e cabível naquela instância: embargos de declaração.
Segundo a jurisprudência do TSE, o mandado de segurança,...

sábado, 21 de janeiro de 2012

Revista de Sociologia e Política - China in South America and the geopolitical implications of the Pacific Consensus

Revista de Sociologia e Política - China in South America and the geopolitical implications of the Pacific Consensus

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-44782011000400006&script=sci_arttext

Revista de Sociologia e Política

Print version ISSN 0104-4478

Rev. Sociol. Polit. vol.19 supl.1 Curitiba Nov. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782011000400006

DOSSIÊ "CHINA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SEGURANÇA INTERNACIONAL"
A China na América do Sul e as implicações geopolíticas do Consenso do Pacífico
China in South America and the geopolitical implications of the Pacific Consensus
La Chine en Amérique du Sud et les implications géopolitiques du Consensus du Pacifique
Javier Vadell1

RESUMO
O artigo analisa as implicações políticas da crescente interdependência econômica entre a República Popular da China (RPC) e os países da América do Sul. Apresentam-se dados sobre o comércio e investimento da RPC na sub-região e destacam-se os avanços diplomáticos em matéria de cooperação bilateral no decorrer do século XXI. Parte-se da questão de se estaríamos perante um padrão de relacionamento que poderia constituir uma renovada relação de cooperação Sul-Sul ou, pelo contrário, um novo tipo de relacionamento Norte-Sul. A nossa hipótese é que a evolução e a dinâmica desse relacionamento se assemelham mais a um sistema ou padrão Norte-Sul com características bem particulares. Denominamos esse padrão de relacionamento de Consenso do Pacífico (CP). Embora no curto prazo o fator China estimule o crescimento da sub-região, o CP traz implicações diferenciadas para o desenvolvimento dos países que possuem um setor industrial importante - ex. Brasil e Argentina - e aqueles que não o possuem - ex. Chile e Peru, que inclusive assinaram tratados de livre comércio com o gigante asiático. O artigo conclui com algumas considerações a respeito das conseqüências que o CP tem no processo de integração sul-americana.
Palavras-chave: China; América do Sul; integração; Consenso do Pacífico.

764 (objeto application/pdf)

764 (objeto application/pdf)

http://www.pg.cefetpr.br/depog/periodicos/index.php/revistagi/article/viewFile/837/764

Economia e Sociedade - Deciphering hieroglyphs: the trade capital in the center of South America (1718-1750)

Economia e Sociedade - Deciphering hieroglyphs: the trade capital in the center of South America (1718-1750)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-06182011000300008&script=sci_arttext

Economia e Sociedade

Print version ISSN 0104-0618

Econ. soc. vol.20 no.3 Campinas Dec. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182011000300008

Decifrando hieróglifos: o capital mercantil no centro da América do Sul (1718-1750)
Deciphering hieroglyphs: the trade capital in the center of South America (1718-1750)
Tiago Kramer de Oliveira
Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Uberaba, MG, Brasil. E-mail: kramerhis@gmail.com

Gmail - Alerta do Google Acadêmico - [ Transição política e crise do Estado Lições da ... ] - amgasparin@gmail.com

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http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-44782011000400003&script=sci_arttext&tlng=pt

Valor Análise Setorial

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