Periódicos
- A Revista Comunicação&política , publicada pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA), é uma das mais importante publicação periódica do país sobre o tema. No site do Cebela, é possível visualizar o índice dos números lançados desde 1983, encomendar números antigos ou assinar a revista, associando-se ao Centro.
- A revista eletrônica DataGramaZero reúne textos, por afinidade temática, divulgando e promovendo perspectivas críticas em áreas interdisciplinares da Ciência da Informação, tais como Informação e Sociedade, Informação e Políticas Públicas, Informação e Filosofia ou Informação e Comunicação.
- Conjuntura política é a versão eletrônica da publicação conjunta da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- A biblioteca virtual On-line SciELO traz para leitura e download textos das principais revistas científicas brasileiras, organizados para consulta alfabética, por autor e assunto.
- A Political Research Online (Proceedings) oferece acesso às comunicações do Encontro Anual da American Political Science Association. Merecem atenção especial os grupos de trabalho 37 (Public Opinion and Participation) e 38 (Political Comunication).
- O site da principal revista norte-americana sobre campanhas eleitorais, Campaigns and Elections , oferece artigos on-line, informações sobre o sistema e conjuntura eleitoral dos Estados Unidos, links e outros produtos e serviços para as "pessoas que fazem política".
- O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio edita desde 2000 a Alceu – Revista de Comunicação, Cultura e Política , com artigos de professores e pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras. Destaca-se a pesquisa que deu origem ao Atlas Eleitoral Brasileiro, que já teve mais de uma versão encartada em CD-Rom na revista.
- A Revista Nunciopolítica , da UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena, Minas Gerais), traz artigos, ensaios e resenhas em ciência social e política.
Centros de Pesquisa
- O Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP) é uma iniciativa interdisciplinar da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e tem como objetivos estabelecer uma estrutura para captação de dados pré-existentes, organização, consulta e pesquisa em opinião, e promover o ensino, pesquisa e treinamento na área de metodologia e análise quantitativa em Ciências Sociais.
- O Centro Virtual de Estudos Políticos (CEVEP) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) tem como objetivo criar, através de projetos temáticos, bibliotecas virtuais de textos e publicações eletrônicas para estudantes e pesquisadores de ciência política. Há uma seção específica sobre as relações entre televisão e política no Brasil.
- O NEASPOC (Núcleo de Estudos Aplicados e Socio-políticos Comparados), vinculado ao LPH (Laboratório de Pesquisa Histórica) do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pretende ser um fórum de discussão de diferentes metodologias de pesquisa para a análise de aspectos políticos e sociais. Prioriza o treinamento em metodologia quantitativa e análise de dados qualitativos, como pesquisas de opinião, de mercado, de qualidade de vida etc.
- O Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia tem a Comunicação e Política como uma de suas áreas de concentração. O site oferece ainda informações sobre outras linhas de pesquisa.
- Coordenada pelo professor João Luiz van Tilburg, da PUC-Rio, a TV-Pesquisa permite acesso a um banco de dados completo e atualizado das notícias, reportagens, editoriais e colunas veiculadas na imprensa sobre a televisão brasileira, de 1967 a 2001.
- O NUPERGS , Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-grandense, vinculado à URGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), traz importante banco de dados eleitorais.
- O Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política - NEMP , vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares CEAM da Universidade de Brasília tem como objetivo principal o estudo da mídia e do processo político através da pesquisa comparada das relações entre a convergência contemporânea das diferentes tecnologias de comunicações (telecomunicações, mídia e informática); os processos de globalização, sobretudo o cultural; e a redefinição dos atores políticos nos níveis nacional e internacional .
- A Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, oferece para consulta on-line sua Base de Dados Políticos das Américas , com muita informação sobre partidos, eleições, constituições e instituições. É possível obter dados estatísticos, documentos e materiais de referência, organizados por país ou palavra-chave.
- O grupo de trabalho Comunicação e Política , da Compós, mantém uma página com o banco de trabalhos já apresentados no Congresso, além de outras informações de interesse.
- Criado em 1997, o Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, traz em seu site publicações, links e pesquisas na área, contemplando também temas afins, como dinâmica urbana e políticas públicas, Estado e sistemas sócio-políticos, relações internacionais e sociologia da comunicação.
- O site do Observatório de mídia foi fundado em janeiro de 2005 no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e é associado ao Media Watch Global, também criado no Fórum Social Mundial, em janeiro de 2003. O MWG – do qual fazem parte Ignácio Ramonet, Bernard Cassen, Roberto Sávio, Mario Lubetkin, Joaquim Ernesto Palhares e Carlos Tibúrcio entre outros jornalistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil – tem sede na França e o seu principal objetivo é o de incentivar a formação de organizações nacionais para o acompanhamento do desempenho da mídia em todo o mundo
Institutos de Opinião
- O Datafolha faz pesquisas de opinião sobre temas políticos e eleitorais, como intenção de voto, popularidade do presidente e do Plano Real.
- O IBOPE foi o primeiro instituto de pesquisa de mercado da América Latina. No Brasil, é o maior e mais diversificado fornecedor de informações para a tomada de decisões de marketing, propaganda, mídia e Internet, nas esferas empresarial, política e governamental.
- O Instituto VoxPopuli , sediado em Belo Horizonte, é o terceiro mais importante do país.
- Acessando o site Demoskopia , você pode obter uma lista significativa dos institutos de pesquisa em operação no Brasil e em outros países, bem como informações sobre cursos e outros links sobre pesquisas de opinião.
Associações Científicas
- A ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1977 para aglutinar e representar centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam nos campos da Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Com uma participação inicial de 14 centros e/ou programas, conta hoje com a filiação de 61 instituições.
- A ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) pretende reunir os profissionais da área, e estudantes de pós-graduação, para um esforço permanente de avaliação e inovação da Ciência Política no país. Em termos institucionais, a ABCP pretende, ainda, ter papel relevante na discussão e na reflexão crítica a respeito dos processos de decisão e dos resultados substantivos da política científica no país.
- A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) procura estimular o intercâmbio entre os programas e as instituições afins nacionais e internacionais. O encontro anual promovido pela entidade é estruturado em doze grupos de trabalho onde são apresentados e debatidos estudos que buscam refletir sobre o avanço científico, tecnológico e cultural no campo da comunicação.
- A INTERCOM (Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação) também procura congregar pesquisadores e profissionais da comunicação numa perspectiva interdisciplinar. Sediada na Escola de Comunicações e Artes da USP, realiza encontros anuais e promove outras atividades, como edição de revistas, cursos e prêmios.
- Filiada à IAMCR (International Association for Media and Communication Reasearch), a Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación ( ALAIC ) agrupa pesquisadores, associações e instituições, em vários países, dedicados à pesquisa científica em comunicação.
Instituições de Fomento
- A CAPES , Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem como objetivo subsidiar o MEC na formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando mediante a concessão de bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados.
- O CNPq , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é uma Fundação de fomento à pesquisa vinculada ao MCT, Ministério da Ciência e Tecnologia. Seu objetivo é promover e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do país, e contribuir na formulação das políticas nacionais de ciência e tecnologia. Para o cumprimento de sua missão, o CNPq realiza duas atividades básicas: fomento e difusão de ciência e tecnologia.
- A FAPERJ , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, é responsável por promover o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico no Estado, através de programas de investimento na formação de quadros, pesquisa e novas idéias.
Partidos Políticos
- PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
- PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
- PDT - Partido Democrático Trabalhista
- PT - Partido dos Trabalhadores
- PFL - Partido da Frente Liberal
- PL - Partido Liberal
- PC do B - Partido Comunista do Brasil
- PSB - Partido Socialista Brasileiro
- PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
- PRN - Partido da Reconstrução Nacional (não possui site na Internet)
- PSD - Partido Social Democrático
- PSC - Partido Social Cristão (não possui site na Internet)
- PMN - Partido da Mobilização Nacional
- Prona - Partido de Reedificação da Ordem Nacional
- PRP - Partido Republicano Progressista (não possui site na Internet)
- PPS - Partido Popular Socialista (antigo PCB)
- PV - Partido Verde
- PT do B - Partido Trabalhista do Brasil (não possui site na Internet)
- PP - Partido Progressista
- PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (antigo PRT)
- PCB - Partido Comunista Brasileiro
- PST - Partido Social Trabalhista
- PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
- PHS - Partido Humanista da Solidariedade (antigo PSN)
- PSDC - Partido Social Democrata Cristão (antigo PDC)
- PCO - Partido da Causa Operária
- PTN - Partido Trabalhista Nacional (não possui site na Internet)
- PAN - Partido dos Aposentados da Nação
- PSL - Partido Social Liberal (não possui site na Internet)
- PGT - Partido Geral dos Trabalhadores
Órgãos Públicos
- TSE - Tribunal Superior Eleitoral
- TRE - Tribunal Regional Eleitoral (RJ)
Sites Pessoais
- Alguns pesquisadores das áreas de comunicação e política oferecem sites pessoais muito interessantes, com informações sobre seus próprios trabalhos, outros links e textos para download. Bom exemplos são Mauro Porto(UnB), Jorge Almeida (UFBA) e Alberto Tosi Rodrigues (UFES).
- As páginas pessoais de alguns jornalistas e colunistas de política contam com um bom repertório de notícias e opiniões sobre política e opinião pública, além de curiosidades e links interessantes. Destacamos as de Fernando Rodrigues , colunista da Folha de São Paulo, e Franklin Martins , comentarista da Rede Globo e CBN.
Outros Sites de Interesse
- Portal político latino-americano , oferece informações, bate-papo e charges sobre eleições e política no continente e muitos links.
- O Programa Sociedade da Informação tem como objetivos articular, coordenar e fomentar o desenvolvimento de serviços avançados de computação, comunicação e informação e suas aplicações na sociedade, acelerando a disponibilização de novos serviços e aplicações na Internet, e fornecendo subsídios para a definição de uma estratégia de inserção adequada da sociedade brasileira na Sociedade da Informação. Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
- O site brasiliense Política Brasileira Online divulga análises e informações sobre a política nacional, procurando elaborar diagnósticos e projeções sociais e econômicos.
- O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação foi criado em 1991 e congrega entidades da sociedade civil para discutir modelos alternativos para o setor de comunicações no país. O site também disponibiliza informações sobre as leis de comunicação em vigor em 50 países e na União Européia.
- O site tem o objetivo de promover o conhecimento, a reflexão e a pesquisa acerca da história política brasileira. A série de documentários Histórias do Poder - cem anos de política no Brasil (1900 – 2000) apresenta um mapeamento do comportamento político do país e mostra os bastidores do poder através de depoimentos de alguns dos principais protagonistas e estudiosos da história política brasileira do século XX. Na página é possível ver a série de documentários com diferentes recortes, pessoais ou temáticos, que permitem a criação de encontros inusitados com o universo cultural-político brasileiro.