selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, ponderadas na
carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. Ele foi desenhado para ser um
referencial para os investidores e administradores de carteira, e também para possibilitar o
lançamento de derivativos (futuros, opções sobre futuro e opções sobre índice). O IBrX-50 tem as
mesmas características do IBrX – Índice Brasil, que é composto por 100 ações, mas apresenta a
vantagem operacional de ser mais facilmente reproduzido pelo mercado.
Ações Elegíveis para o Índice
O índice IBrX-50 é composto pelos 50 papéis mais líquidos da BOVESPA, escolhidos de acordo
com os critérios de inclusão descritos abaixo.
Critérios de Inclusão de Ações no Índice
Integram a carteira do IBrX-50 as ações que atendem cumulativamente aos critérios a seguir:
a) ser uma das 50 ações com maior índice de negociabilidade apurados nos doze meses
anteriores à reavaliação;
b) ter sido negociada em pelo menos 80% dos pregões ocorridos nos doze meses anteriores à
formação da carteira.
Cumpre ressaltar que companhias que estejam sob regime de recuperação judicial, processo
falimentar, situação especial, ou ainda que tenham sofrido ou estejam sob prolongado período de
suspensão de negociação não integrarão o IBrX-50.
Critérios de Exclusão
a) Uma ação será excluída do índice, nas reavaliações periódicas, se deixar de atender a qualquer
um dos critérios de inclusão.
b) Se, durante a vigência da carteira, a empresa emissora entrar em regime de recuperação judicial
ou falência, as ações de sua emissão serão excluídas da carteira do índice. No caso de oferta
pública que resultar em retirada de circulação de parcela significativa de ações do mercado, suas BOVESPA IBrX-50
Página 4 de 12
ações serão excluídas da carteira. Nessas eventualidades, serão efetuados os ajustes necessários
para garantir a continuidade do índice.
Fatores de Risco Relacionados ao IBrX-50
Metodologia de reinvestimento do IBrX-50
O IBrX-50 é um índice de ações de retorno total da Bovespa, o que significa que sua metodologia de reinvestimento pressupõe que quaisquer Distribuições declaradas por uma Companhia IBrX-50 referentes às suas Ações IBrX-50 serão reinvestidas imediatamente após terem sido declaradas em Ações IBrX-50 adicionais (vide Seção "O IBrX-50 e as Companhias IBrX-50" do Prospecto para obter informações adicionais).
Não há garantia de que o Administrador conseguirá reinvestir imediatamente tais Distribuições comprando Ações IBrX-50 adicionais na mesma proporção da composição da carteira teórica do IBrX-50 de acordo com a metodologia de reinvestimento do IBrX-50. Isso poderá acarretar diferenças entre a performance do Fundo e a do IBrX-50.
Ademais, algumas Distribuições declaradas pelas Companhias IBrX-50, tais como dividendos, não são efetivamente pagas quando declaradas (demoras de mais de um ano já foram reportados no passado). Tais situações podem prejudicar a capacidade do Administrador de reinvestir tais Distribuições de acordo com a metodologia de reinvestimento do IBrX-50, o que pode fazer com que a performance do Fundo se desvie da performance do IBrX-50.
O IBrX-50 tem sido historicamente sujeito a significativa volatilidade
Nos últimos oito anos, de acordo com o acompanhamento de sua base histórica, o IBrX-50 passou por períodos de significativa volatilidade. Durante o período de um ano terminado em 31 de dezembro de 2004, o IBrX-50 registrou, em Reais, uma mínima de 2.222 pontos em 10 de maio de 2004 e uma máxima de 3.497 pontos em 29 de dezembro de 2004, representando uma variação entre a mínima e a máxima, em Reais, de 57,4%. Durante o período de seis anos terminado em 31 de dezembro de 2004, o IBrX-50 atingiu uma mínima de 469 pontos em 14 de janeiro de 1999 e uma máxima de 3.497 pontos em 29 de dezembro de 2004, representando uma variação entre a mínima e a máxima, em Reais, de 645,6%. Em 2005, o IBrX-50 atingiu uma mínima de 3.234 pontos em 13 de maio e uma máxima de 4.167 pontos em 6 de setembro, representando uma variação entre a mínima e a máxima, em Reais, de 28,8%.No fechamento das negociações em 8 de setembro de 2005, o IBrX-50 apresentava 4.161 pontos, em Reais.
Se o IBrX-50 passar por novo período de volatilidade no futuro, o preço dos PIBBs será afetado por tal volatilidade, podendo repentinamente cair ou subir.
Concentração do IBrX-50 em certas companhias e setores econômicos
O IBrX-50 tem sido historicamente composto por ações de um número relativamente pequeno de companhias que atuam em um reduzido número de setores da economia. Na data do Prospecto, o IBrX-50 era composto por ações emitidas por 46 companhias que operam em 8 diferentes setores da economia, de acordo com a classificação dada pela Bovespa às Companhias IBrX-50. Os setores são os seguintes: Telecomunicações, Petróleo e Gás, Utilidade Pública (que inclui os subsetores de Energia, Água e Saneamento e Gás), Financeiro e Outros, Materiais Básicos (que inclui os subsetores de Mineração, Siderurgia e Metalurgia, Químicos, Madeira e Papel, Embalagens e Materiais Diversos), Bens Industriais (que inclui os subsetores de Material de Transporte, Equipamentos Elétricos, Máquinas e Equipamentos, Tecnologia de Informação, Serviços e Comércio), Consumo Cíclico (que inclui os subsetores de Tecidos, Vestuário e Calçados, Utilidades Domésticas, Mídia, Hotelaria, Lazer e Comércio) e Consumo Não-Cíclico (que inclui os subsetores de Alimentos, Bebidas, Fumo, Produtos de Limpeza, Medicamentos e Comércio). De acordo com a tabela abaixo, o setor de Materiais Básicos, o setor de Petróleo e Gás e o setor Financeiro e Outros, juntos, representavam mais de 75,3% da ponderação de mercado do IBrX-50 em 01 de setembro de 2005. Além disso, determinadas companhias tiveram ponderações significativas no IBrX-50. Por exemplo, em 01 de setembro de 2005, ações preferenciais e ordinárias da Petróleo Brasileiro S.A. representavam, em conjunto, 26,3% do IBrX-50 e ações preferenciais e ordinárias da Companhia Vale do Rio Doce representavam, em conjunto, 15,5%. Em conseqüência, um investimento em PIBBs será provavelmente afetado por acontecimentos que afetem tais companhias e seus respectivos setores econômicos.
Setor | Participação |
Materiais Básicos | 27,4% |
Petróleo e Gás | 26,3% |
Financeiro e Outros | 21,6% |
Telecomunicações | 8,8% |
Consumo Não-Cíclico | 6,6% |
Utilidade Pública | 6,2% |
Bens Industriais | 2,5% |
Consumo Cíclico | 0,5% |
A Composição do IBrX-50 muda ao longo do tempo
A Bovespa reavalia seu mercado de ações à vista no encerramento de cada quadrimestre com o fim de refletir no IBrX-50 as mudanças ocorridas no desempenho das ações com base nas negociações realizadas em seu mercado à vista no período de 12 meses imediatamente anterior. Como parte de tais reavaliações, qualquer mudança no desempenho de mercado de cada ação negociada na Bovespa é identificada e, na medida do necessário, uma nova carteira teórica do IBrX-50 é determinada por meio da inclusão de novas ações no IBrX-50, da retirada de Ações IBrX-50, ou da alteração da ponderação das Ações IBrX-50 componentes do IBrX-50. A composição do IBrX-50 também poderá ser modificada se alguma das Companhias IBrX-50 fechar seu capital ou se uma nova companhia listar suas ações na Bovespa e suas ações forem adicionadas ao IBrX-50. O Administrador, na medida do razoavelmente possível, tentará refletir na carteira do Fundo as mudanças ocorridas na composição do IBrX-50. Portanto, um investimento em PIBBs busca refletir o IBrX-50 conforme composto de tempos em tempos, e não necessariamente da maneira que este era composto ao tempo do investimento inicial nos PIBBs. No entanto, é possível que o Fundo não consiga refletir as mudanças caso não possa comprar novas ações ou vender ações no momento certo ou pelo preço utilizado pela Bovespa para fins de rebalanceamento do IBrX-50 (vide Seção "O IBrX-50 e as Companhias IBrX-50" para uma descrição de como o IBrX-50 é calculado e revisado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sucesso!