quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PUBLICAÇÕES DIGITAIS CONARQ http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm


Publicações Digitais 
Publicações Digitais
 
Os documentos listados abaixo, são de domínio público, não havendo restrições quanto à sua reprodução nem quanto à utilização das informações neles contidas. A reprodução pode ser feita em qualquer suporte, sem necessidade de autorização específica, desde que sejam mencionados os créditos ao Conselho Nacional de Arquivos.

O uso dos materiais, no todo ou em parte, com fins depreciativos serão objeto de tratamento jurídico por parte do Conselho Nacional de Arquivos, vinculado ao Arquivo Nacional, órgão da Casa Civil da Presidência da República, detentor dos direitos autorais.

É proibida a utilização do todo ou de parte do conteúdo desses documentos para fins comerciais.




ISAD (G) - Norma Internacional de descrição arquivística 
Esta norma estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas. Deve ser usada em conjunção com as normas internacionais existentes ou como base para a sua criação. O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicitar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.
  
ISAAR (CPF) - Norma internacional de registro de autoridadearquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias
Esta norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.Para abrir em pdf, clique sobre a capa.
 
NOBRADE - Norma brasileira de descrição arquivística
Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD (G) e ISAAR (CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária.Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

 
Classificação, Temporalidade e Destinação de documentos de Arquivo Relativo às Atividades-Meio da Administração Pública
O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública, constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

 
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística
O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é um instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.
  

Subsídios para a Implantação de uma Política Municipal de Arquivos
Este trabalho, visa oferecer orientação aos responsáveis pela guarda e administração de documentos nas prefeituras das cidades brasileiras. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

  
Recomendações para a Construção de Arquivos
Estas recomendações destinam-se a orientar o planejamento para a construção, adaptação e reforma de edifícios que atendam às funções específicas de um arquivo permanente. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

  
Recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivo
As recomendações presentes neste documento, têm como objetivo possibilitar o planejamento de estratégias de guarda e de preservação de documentos de arquivo, de acordo com sua temporalidade e destinação.Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

  

 Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital
A CARTA PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO DIGITAL, do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, aprovada em 2004, tem o objetivo de conscientizar e ampliar a discussão sobre o legado cultural em formato digital, e que se encontra em perigo de perda e de falta de confiabilidade. A Carta manifesta a necessidade de estabelecer políticas, estratégias e ações que garantam a preservação de longo prazo e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.


  
Descrição Arquivística - Referências Bibliográficas
Esta bibliografia constitui parte do trabalho desenvolvido pela Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística (CTNDA), do CONARQ, para elaborar a Norma Nacional de Descrição Arquivística, tendo como referência as normas internacionais existentes. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

  
  
 
 Diretrizes gerais para a construção de websites de Instituições Arquivísticas
Este documento não pretende ser um manual para a construção de websites de instituições arquivísticas. Seu objetivo é fornecer um referencial básico às instituições arquivísticas interessadas em criar ou redefinir seus websites. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

  
 

Subsídios para a Inserção do Segmento dos Arquivos no Programa Sociedade da Informação no Brasil
Proposições do CONARQ para o Livro Branco da Sociedade da Informação no Brasil, encaminhadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia em
julho de 2001. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.

  
Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica
Aconteceu no Rio de Janeiro, de 3 a 7 de abril de 2000, o Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica dedicado ao tema Uso e Usuários de Arquivos envolvendo países da América Latina e Caribe, de língua hispânica, países africanos de língua portuguesa e Brasil, Portugal e Espanha. O CONARQ disponibiliza para download os arquivos com asRecomendações em (português e espanhol) propostas durante o Seminário, as Conferências bem como o Guia de Arquivos Nacionais de Tradição Ibérica.
  
 
Mesa Redonda Nacional de Arquivos
Aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 13 a 15 de Julho de 1999, a Mesa Redonda Nacional de Arquivos, com o objetivo de definir um plano diretor, para curto, médio e longo prazos, com estratégias e ações a serem implementadas, visando à modernização das instituições arquivísticas brasileiras e estimular agências de fomento, nacionais e internacionais, no patrocínio de projetos na área arquivística. O CONARQ disponibiliza para download os arquivos com o documento final em (portuguêsespanhol einglês), textos discutidos e debates, também em (portuguêsespanhol einglês).
  
Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil
Neste documento é apresentado um Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil,  elaborado no âmbito da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos no período de 2004 a 2006. Os metadados, parte integrante deste modelo, serão incluídos na próxima versão. Para abrir em pdf, clique sobre a capa.
 
Link para o Catálogo de Publicações do Arquivo Nacional 

Publicações Digitais 
Publicações > Publicações Digitais
 
Publicações Históricas
Tabeliães do Rio de Janeiro do 1º ao 4º Ofício de Notas: 1565-1822
Instrumentos de Trabalho
Fundo Marquês do Lavradio: inventário
Fundo Góes Monteiro: inventário analítico
Publicações Técnicas
Manual de Arranjo e Descrição de Arquivos
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística
ISAD(G) 2001 - Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística
ISAAR (CPF) - Norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias
ISDF - Norma internacional para descrição de funções
ISDIAH - Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivistico
Publicações do Conarq
Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo
NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística

Subsídios para a Implantação de uma Política Municipal de ArquivosRecomendações para a Construção de Arquivos
Diretrizes Gerais para a Construção de Websites de Instituições Arquivísticas
Outras Publicações
O Arquivo Nacional: 1838-2004
Os Presidentes e a República
Revista Recine 2004
Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos
Guia de Arquivos Nacionais de Tradição Ibérica
Subsídios para Inserção do Segmento dos Arquivos no Programa Sociedade da Informação do Brasil

Catálogo virtual da exposição Brasil: o império dos trópicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sucesso!