terça-feira, 13 de novembro de 2012

http://www.mi.gov.br/desenvolvimentoregional/pndr/

https://www.amgasparin.wordpress.com

Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)

Apresentação
A questão regional brasileira
Premissas
Objetivos
Principais instrumentos
ExpoRegiões
Sumário Executivo
Boletim Regional - Informativo da PNDR
Microrregiões brasileiras - tipologia da PNDR
Decreto de institucionalização (Decreto Nº 6.047)
Discurso do Ministro no Lançamento da PNDR
Vídeo


Apresentação

A redução das desigualdades regionais é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, como descrito na Constituição de 1988. O Governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva reiterou a determinação constitucional adotando a redução das desigualdades como um dos eixos centrais da estratégia de desenvolvimento do País.

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) é expressão da prioridade efetiva do tema. Como uma política de Estado, a PNDR vem sendo implementada para que possamos obter resultados conseqüentes na questão regional.

A PNDR tem o duplo propósito de reduzir as desigualdades regionais e de ativar os potenciais de desenvolvimento das regiões brasileiras, explorando a imensa e fantástica diversidade que se observa em nosso país de dimensões continentais. O foco das preocupações incide portanto sobre a dinamização das regiões e a melhor distribuição das atividades produtivas no território.

Nessa direção, a PNDR oferece à sociedade brasileira um caminho para propiciar seu engajamento ativo na elaboração e condução de projetos regionais de desenvolvimento, envolvendo os entes federados, as forças sociais relevantes e os setores produtivos. A PNDR organiza um olhar sobre o conjunto do território do País, permitindo que as ações e os programas implementados sejam regulados a partir de um referencial nacional comum, capaz de produzir os efeitos desejados na redução das desigualdades regionais.
Trata-se de iniciativas pioneiras de desenvolvimento integrado e sustentável, em que podem ser citados os Arranjos Produtivos Locais (APLs) que se desenvolvem nas diferentes mesorregiões, como o de gemas e de cachaça, no vale do Jetiquinhonha e Mucuri, e o de apicultura e de caprinocultura no Araripe, na tríplice divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Estas ações, desencadeadas após a aprovação da PNDR em 2004 e cujas diretrizes vêm sendo seguidas pelas políticas setoriais dos diferentes ministérios do governo, estão mudando a realidade dos espaços sub-regionais brasileiros.

Todas as propostas foram organizadas com o aval da sociedade regional, a partir de um amplo processo de participação e consulta local resultando em ações como o Plano Amazônia Sustentável (PAS), o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (PNDE), e os planos específicos de desenvolvimento sustentável para os vales do Jequitinhonha e Mucuri, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Semi-Árido (PDSA) e o Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


Veja também:
A questão regional brasileira Premissas Objetivos Principais instrumentos

ExpoRegiões Sumário Executivo Boletim Regional - Informativo da PNDR

Microrregiões brasileiras - tipologia da PNDR

Decreto de institucionalização (Decreto Nº 6.047) Discurso do Ministro no Lançamento da PNDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sucesso!