segunda-feira, 8 de agosto de 2011

1 - Agregar às disciplinas os arquivos disponíveis e municiar as novas cargas, com o registro da trilha.

http://www.google.com.br/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=SOCIOLOGIA+%0D%0APOL%C3%8DTICA



Aproximadamente 106.000.000 resultados (0,14 segundos) 
 
números disponíveisvol.53 no.3vol.53 issue4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
lista alfabética de periódicos  
 

Linhas de pesquisa do CPDOC

  
LINHAS DE PESQUISA


Topo da PáginaMEMÓRIA, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES
Esta linha de pesquisa articula a produção acadêmica de pesquisadores dedicados à análise e compreensão dos processos de construção das representações acerca das identidades e das memórias articuladas à caracterização dos referenciais locais e nacionais. Estes trabalhos relacionam as investigações sobre o macro-campo do Pensamento Social Brasileiro e os itinerários investigativos que abordam os conceitos de memória, patrimônio, cultura, tradição, identidades e representações. Dentro os campos de pesquisa delimitados encontram-se os trabalhos sobre o pensamento político e social, os discursos acerca da Educação, migrações e identidades, o conhecimento histórico e a historiografia, turismo e lazer.

Topo da PáginaCIDADANIA E DIREITOS
Encontra-se reunido nesta linha de pesquisa o conjunto de trabalhos produzidos voltados para investigações empíricas e discussões teóricas acerca da construção das esferas da cidadania no Brasil. Está presente na produção intelectual característica desta linha a discussão das teorias sobre a cidadania e da articulação deste conceito com a afirmação histórica dos modernos Estados nacionais. Também configuram uma área de interesse destas pesquisas a relação entre as noções de cidadania e de identidade nacional e o estudo dos processos de afirmação e de apropriação de direitos políticos, sociais, culturais e civis.

Topo da PáginaMÍDIA E PODER
Caracterizam os trabalhos acadêmicos desenvolvidos por esta linha de pesquisa uma discussão central acerca das relações perceptíveis entre o discurso e a produção dos meios de comunicação de massa e as esferas de participação política da sociedade. Dentre as principais temáticas tratadas por seus pesquisadores destacam-se a compreensão da estrutura gerencial e de tomada de decisões das empresas de comunicação e a efetivação de controles democráticos e de instituições capazes de garanti-los. A produção acadêmica dos pesquisadores relacionados a esta linha tem privilegiado o estudo de objetos tais como o papel da mídia na definição de uma agenda política, a constituição da opinião pública, a imprensa como instrumento de ação política, as estruturas operacionais dos meios de comunicação e o processo de definição das pautas jornalísticas.

Topo da PáginaFORÇAS ARMADAS E DEFESA
Esta linha de pesquisa se caracteriza por desenvolver investigações cujo objetivo central é análise dos papéis desempenhados pelos militares e pelas forças armadas na história do Brasil Republicano. Na produção acadêmica dos pesquisadores associados a esta linha encontramos trabalhos que lidam com algumas temáticas recorrentes, tais como o estudo comparativo dos militares como atores políticos, a caracterização das identidades e visões de mundo dos militares e das forças armadas no Brasil e estudos organizacionais que delineiam as forças armadas enquanto instituição de Estado.

Topo da PáginaHISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO
Esta linha de pesquisa se consolidou a partir dos trabalhos produzidos por pesquisadores que, em seus percursos acadêmicos, privilegiaram as investigações acerca da dinâmica da política carioca e fluminense. Tendo por principal referencial o questionamento acerca da visão historiográfica tradicional, que reduzia o campo político local do Rio de Janeiro a mero reflexo das tensões políticas nacionais, os pesquisadores associados a esta linha demarcaram a necessidade de se observar a relação dialógica estabelecida entre características autônomas e interventivas na política local. Dentre os objetos tratados pelas pesquisas conduzidas nesta linha, destacam-se os estudos acerca das relações estabelecidas entre os governos federais e locais, das estruturas partidárias estaduais, dos processos eleitorais e da cultura política carioca e fluminense.

Topo da PáginaHISTÓRIA INSTITUCIONAL
Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores associados a esta linha de pesquisa têm como eixo comum uma abordagem das trajetórias das instituições econômicas e empresariais brasileiras, ressaltando as íntimas conexões entre as estratégias e decisões organizacionais e a dinâmica econômica e política do país. As pesquisas realizadas caracterizam-se pelo desenvolvimento de abordagens metodológicas inovadoras (prosopografia, História Oral, métodos quantitativos) que propiciam o mapeamento do processo constitutivo das grandes instituições públicas e privadas e contribuem para a consolidação da memória institucional destas organizações.

Topo da PáginaELITES E HISTÓRIA POLÍTICA
A produção acadêmica desta linha de pesquisa consolidou, no campo das Ciências Sociais brasileiras, uma significativa revisão dos objetos e abordagens da história política, tornando-se um dos mais respeitados referenciais da produção acadêmica nacional. As principais características desta linha se referem a uma revisão do conceito de elites políticas e a uma redefinição das relações dialógicas estabelecidas entre as esferas de representação da dinâmica social e política. Entre seus objetos mais destacados podemos mencionar os estudos acerca do Poder Legislativo, dos partidos políticos, das lideranças e grupos políticos e dos fundamentos do federalismo brasileiro. Marcada por uma prática de pesquisa multidisciplinar, os trabalhos produzidos por esta linha aprofundaram a discussão teórica acerca da classificação, gênese e reprodução das elites locais e nacionais e contribuíram, igualmente, para uma reavaliação das relações perceptíveis entre o indivíduo e a sociedade e entre as estruturas e as agências e instituições.

Topo da PáginaRELAÇÕES INTERNACIONAIS
Esta linha de pesquisa privilegia temas de política internacional, política externa brasileira e história global. No biênio 2008-2010, suas atividades concentram-se em quatro projetos. (I) Visões da Governança Global. Série de seminários e papers sobre a ordem global contemporânea. (II) O Brasil no Mundo. Série de atividades que discutem o lugar do Brasil no mundo. (III) História das Relações Brasil-Estados Unidos. Estudo baseado em documentos oficiais que tem por objetivo passar em revista os principais temas e períodos que marcaram as relações entre os dois países desde a década de 1930 aos dias de hoje. (IV) Atividades de documentação. Atualização do rico acervo documental do CPDOC na área de Relações Internacionais, que já inclui 18 arquivos pessoais de diplomatas, sendo 9 deles ex-ministros das Relações Exteriores, e cerca de 350 horas de entrevistas gravadas de História Oral.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle      Mais   

   

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, São Paulo - SP - 01311-927 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
SciELO - Scientific Electronic Library Online
 
 issue77Progress and mimesis: political ideas, imitation, and developmentEconomical dimension of aristotle's political theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Lua Nova: Revista de Cultura e Política

Print version ISSN 0102-6445

Lua Nova  no.77 São Paulo  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64452009000200005 

Passagens para o Estado-nação: a tese de Costa Pinto

Passages to the nation-state: the Costa Pinto's thesis


André Botelho
Professor adjunto do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, pesquisador do CNPq e do Projeto Temático/Fapesp "Linhagens do pensamento político-social brasileiro"



RESUMO
O artigo discute uma pesquisa clássica da tradição sociológica brasileira: Lutas de famílias no Brasil (1949), de Luiz de Aguiar Costa Pinto. O objetivo principal é evidenciar e analisar sua significação teórica mais ampla para o entendimento da formação do Estado-nação no Brasil. Mostra como Lutas de famílias no Brasil contribui para desestabilizar a oposição dualista com que a relação entre público e privado vinha sendo interpretada no pensamento social brasileiro.
Palavras-chave: Estado-nação; Público e privado; Sociologia política; Pensamento social brasileiro.



3 resultados (0,61 segundos) 
"1996" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras.
2 resultados (0,59 segundos) 
"Ed" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras.
2 resultados (0,40 segundos) 
"América" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras.
2 resultados (0,37 segundos) 
5 resultados (0,74 segundos) 
"o" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras.
Aproximadamente 326 resultados (0,36 segundos) 
2 resultados (0,70 segundos) 
"45" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sucesso!