CONHECIMENTOS GERAIS – PARA TODOS OS CARGOS
PORTUGUÊS - 1. Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens deserviço, instruções, cartas e ofícios). 2. Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação,concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
RACIOCÍNIO LÓGICO - As questões sobre RACIOCÍNIO LÓGICO visam, essencialmente, a avaliar a capacidade decompreender o processo lógico que permite validar a obtenção de conclusões determinadas, a partir de um conjuntode hipóteses. Podem envolver: raciocínio matemático, raciocínio seqüencial, raciocínio verbal, formação de conceitose orientação espacial.
INFORMAÇÕES ATUAIS - sobre cultura, política e economia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - ADMINISTRADOR
Programa –
01. Dinâmica das organizações: 1.1 A Organização como um sistema social; 1.2 Cultura organizacional;1.3 Motivação e liderança; 1.4 Comunicação; 1.5 Processo decisório; 1.6 Descentralização; 1.7 Delegação;
02.Processo Grupal nas Organizações: 2.1 Comunicação interpessoal e intergrupal; 2.2 Trabalho em equipe; 2.3Relação chefe/subordinado;
03. Reengenharia Organizacional: 3.1 Análise de processos de trabalho; 3.2 Eliminaçãode desperdícios; 3.3 Ênfase no cliente; 3.4 Preocupação com a qualidade;
04. Qualidade e Produtividade nasOrganizações: 4.1 Princípio de Deming; 4.2 Relação cliente/fornecedor; 4.3 Principais ferramentas da qualidade;
05.Administração de Pessoa e Recursos Humanos: 5.1 Recrutamento e seleção de pessoal; 5.2 Cargos e salários; 5.3Administração do desempenho; 5.4 Treinamento e desenvolvimento;
06. Planejamento Organizacional: 6.1Planejamento estratégico, tático e operacional;
07. Impacto do ambiente nas Organizações – visão sistêmica: 7.1Turbulência; 7.2 Adaptação; 7.3 flexibilidade organizacional;
08. Noções de estatística descritiva;
09. Orçamento: 9.1Conceitos; 9.2 Finalidade; 9.3 Elaboração de orçamento; 9.4 Orçamento de custeio; 9.5 Orçamento de investimento;
10. Administração Financeira: 10.1 Conceito; 10.2 Objetivos; 10.3 Função financeira nas organizações; 10.4 Fluxo decaixa; 10.5 Liquidez x rentabilidade;
11. Contabilidade Geral: 11.1 Conceito; 11.2 Usuários da contabilidade; 11.3Patrimônio; 11.4 Conceitos de ativos; 11.5 Passivos; 11.6 Receitas; 11.7 Despesas e resultado; 11.8 Leitura práticadas principais demonstrações contábeis;
12. Organização e métodos: 12.1 Gestão de documentos; 12.2Administração de processos;
13. Conhecimentos de processos de ISO 9000 – Sistemas de qualidade;
14. Políticas,Planejamento e Administração em Saúde: 14.1 Fundamentos de Administração da Saúde; 15. ComportamentoOrganizacional em Instituições de Saúde;
16. Ética em Saúde;
17. Administração Hospitalar;
18. Gestão Ambiental;
19. Gestão da Documentação do Paciente;
20. Instalações de Serviços de Saúde;
21. Planejamento em Saúde;
22.Planos de Assistências a Saúde;
23. Ciências Sociais em Saúde; 2
4. Epidemiologia e Estatística Vital;
25.Organização e Sistemas de Saúde;
26. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO ESANITÁRIO:
Princípios fundamentais da República Federativa do Brasil. Direitos e garantias fundamentais (artigo 5°,
“caput” e incisos I, II, X, XI, XII, XIII, XXXIII, XXXIV, XXXV, LV, LVI, LX e LXXVIII da Constituição Federal).
Administração Pública (artigos 37 a 41 da Constituição Federal). Orçamentos (artigos 165 a 169 da ConstituiçãoFederal).
Lei Municipal n° 1.703/2006 (Regime jurídico dos servidores públicos do Município de Araucária).
Administração Pública direta e indireta.
Princípios da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade,publicidade, eficiência.
Poderes da administração: de polícia, hierárquico, regulamentar e disciplinar.
Licitações econtratos administrativos: princípios; modalidades e tipos de licitação; distinções entre dispensa e inexigibilidade;cláusulas exorbitantes.
Saúde: artigos 196 a 200 da Constituição Federal.
Lei Federal n° 8.080/90.
Lei Federal n°
8.142/90. INFORMÁTICA - 1. Noções de Informática. 2. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando oWindows Explorer. 3. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer) e comunicação (Microsoft Outlook Express). 4. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows. 5. Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word). 6. Recursos de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas (Microsoft Excel). 7. Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos efuncionamento de computadores pessoais.
Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.
Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.
Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – CONTADOR
Contabilidade Geral: Princípios fundamentais de Contabilidade; Sistematização e contabilização das operaçõescomerciais; Sistematização e contabilização das operações financeiras; Critérios de Avaliação de Ativos e Passivos;Depreciação, amortização e exaustão; Provisões; Reservas; Reavaliação; Demonstrações Contábeis obrigatórias –Lei 6404/76 e alterações; Método do custo de aquisição; Método da Equivalência Patrimonial; DemonstraçõesContábeis adicionais para investidores; Pronunciamentos Contábeis – CPC; Normas Brasileiras de Contabilidade –NBC-Técnicas; Publicações das demonstrações Contábeis; Demonstrações financeiras consolidadas;Análise Econômico-Financeira: Elementos fundamentais para análise das demonstrações financeiras. Objetivo deanálise de balanço; Técnicas de análise de balanço. Padronização das demonstrações. Avaliação do desempenhoempresarial. Mecânica e analise dos índices financeiros. Análise através de índices. Descrição detalhada dosíndices. Índice padrão. Análise horizontal/vertical. Tópicos especiais de análise de balanço. Índices de prazosmédios: a dinâmica da empresa. Análise do capital de giro; Alavancagem financeira e as diversas taxas de retorno.Análise da gestão do lucro; Integração das técnicas de análise. Capital: investimento operacional em giro e capital de
giro. Gestão dos investimentos no giro dos negócios;Contabilidade De Custos: Terminologia contábil e de custos. Princípios de avaliação de estoques. Classificação enomenclatura de custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Custeio por absorção. Custeio Baseado emAtividades. Custos para controle e gestão de negócios e decisão. Orçamento empresarial. Implantação de sistemasde custos.
Contabilidade Pública: Registros contábeis de operações típicas em unidades orçamentárias ou administrativas(sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Inventário: material permanente e de consumo.
Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei n.º 4.320/1964. Auditoria no setor público:
princípios, normas técnicas, procedimentos, avaliação de controles internos, papéis de trabalho, relatórios e
pareceres. Orçamento público. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Métodos,
técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis. Receita pública: categorias, fontes,
estágios; dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios. Suprimento de fundos. Restos a pagar. Despesas de
exercícios anteriores. Licitação pública: modalidades, dispensa e inexigibilidade. Pregão. Contratos e compras.
Convênios e termos similares. Lei de responsabilidade Fiscal. Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes
Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
Matemática financeira: Regra de três simples e composta, percentagens. Juros simples e compostos: capitalização
e desconto. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de
amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento,
Empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno, taxa interna de retorno.
Informática: 1. Noções de Informática. 2. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows
Explorer. 3. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer) e comunicação (Microsoft
Outlook Express). 4. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows. 5.
Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word). 6. Recursos de cálculo e organização de dados em
planilhas eletrônicas (Microsoft Excel). 7. Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos e
funcionamento de computadores pessoais.
Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.
Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.
Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – ECONOMISTA
Microeconomia: Teoria do Consumidor: Comportamento do Consumidor; Demanda individual e de Mercado;Escolha sob incerteza; Teoria da Firma: tecnologia e as funções de produção; Condições para uma produçãoeficiente; Custos de produção; Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, monopsônio, concorrênciamonopolística, oligopólio; Determinação de preços e poder de mercado; Equilíbrio geral e eficiência econômica;Externalidades e bens públicos; Mercados com informações assimétricas; Teoria dos Jogos e comportamentoestratégico; Custos de transação; Vieses e heurísticas no processo decisório.Macroeconomia: Contas nacionais; Teorias macroeconômicas; Determinação da renda e do emprego; Demandaefetiva; Consumo e investimento; Determinação dos lucros e dos salários e Distribuição de renda; Política fiscal;Crescimento Econômico e Desenvolvimento Econômico; Balanço de pagamentos; Banco Central e os instrumentosde política monetária; Sistema monetário; Demanda por moeda; Moeda Endógena, taxa de juros e PolíticaMonetária; Taxas de câmbio e o sistema monetário internacional; Sistema financeiro e de financiamento; Inovaçõesfinanceiras e instabilidade financeira; Globalização Financeira e Política Econômica em Economias emDesenvolvimento.Estado e Economia: Princípios da atuação do Estado na atividade econômica; Funções do setor público naeconomia; Princípios de Tributação; Classificação dos tributos; Superávit, déficit e financiamento do setor público;Orçamento do setor público – noções elementares.Métodos Quantitativos: Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Esperança matemática; Distribuiçãonormal; Intervalo de confiança; Teste de hipótese; Análise de variância; Medidas de desigualdade; Números índices;Cálculo de valores reais ou deflacionados; Mudança de base; Medidas de concentração; Modelo de regressão linearsimples e múltipla: especificação e estimação; Propriedades dos estimadores de mínimos quadrados; Inferência nomodelo de regressão: estimação do intervalo de confiança, teste de hipótese e previsão; Violação das hipótesesbásicas: heterocedasticidade e autocorrelação; Análise de séries temporais.Elaboração e análise de projetos: Projeto e processo de planejamento; Estrutura e etapas de um projeto;dentificação de oportunidades de investimento; Técnicas quantitativas de projeção da demanda; Critériosquantitativos de seleção de alternativas; Risco e incerteza em decisões de investimento; Pesquisa de mercado;Financiamento de projetos; Análise custo-benefício; Análise custo-efetividade; Gestão de projetos; Ciclo de vida doprojeto; Análise dos impactos de investimentos públicos.Perícia econômico-financeira: Regulamentação da atividade; Sistema de amortização de empréstimos; Cálculo deprocessos judiciais; Elaboração de laudos periciais e diligências; Normas profissionais do perito economista;Cálculos econômicos financeiros. Mediação e arbitragem: Câmaras de mediação e arbitragem; Direitos patrimoniaisdisponíveis; Técnicas alternativas de resolução de conflitos; Lei 9.307/96.Informática:
1. Noções de Informática. 2. Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows
Explorer.
3. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer) e comunicação (Microsoft
Outlook Express). 4. Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows. 5.Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word). 6. Recursos de cálculo e organização de dados emplanilhas eletrônicas (Microsoft Excel). 7. Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos efuncionamento de computadores pessoais.
Lei Municipal nº 1703/2006 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Araucária.
Lei Municipal nº 1704/2006 - Plano Cargo Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral da Prefeitura.
Lei Municipal nº 1547/2005 - Reestruturação da organização Básica da Prefeitura.
Cronograma do Concurso
Status Data Descrição
13/12/2010 Início do período das Inscrições (apenas via internet)
20/12/2010 Consulta à situação da inscrição (neste site)
21/01/2011 Término do período de inscrições
21/01/2011 Prazo final para o pagamento das inscrições efetuadas
31/01/2011 Comprovante de Ensalamento (neste site)
06/02/2011 Realização da Prova de Conhecimentos
06/02/2011 Divulgação do gabarito provisório (após a realização das provas)
07 e
08/02/2011 Interposição de recursos referentes às questões objetivas
(até as 17h30min)
a partir de 15/02/2011 Divulgação do gabarito definitivo e resultado dos recursos
a partir de
25/02/2011 Divulgação do resultado da prova de conhecimentos
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